Balanço Cidadão apresenta resumo sobre as contas públicas do governo de SC

Documento está disponível em formato digital nos sites e demais plataformas do governo do estado; acesse logo abaixo

Por Oeste Mais

03/05/2019 09:11 - Atualizado em 03/05/2019 09:11



Balanço Cidadão é um pequeno resumo da prestação de contas do governo catarinense (Foto: Reprodução)

O governo de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira, dia 2, o Balanço Cidadão, material que tem por objetivo dar mais transparência às contas públicas, com informações práticas e didáticas da gestão dos recursos estaduais em diferentes áreas.

 

De acordo com o governo catarinense, o Balanço Cidadão é um pequeno resumo da prestação de contas entregue pelo governo à população e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em conformidade com o programa Governo Sem Papel, o Balanço Cidadão está disponível em formato digital nos sites e demais plataformas do governo do estado. Acesse neste link.

Michele Roncalio apresentou um resumo do Balanço Cidadão (Fotos: James Tavares/Secom)

“Esse é um instrumento de educação fiscal, que visa aproximar o poder público do cidadão. A publicação traz, de forma simples, dados sobre a arrecadação, impostos, repasses obrigatórios e o quanto foi investido nas principais áreas”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, na abertura do encontro nesta quinta-feira, no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis.

 

Após a apresentação, um debate com o tema “Instrumentalização do controle social pelas Administrações Públicas” foi promovido. Mediada pelo secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Dias, a discussão teve a participação da especialista em compliance e futura secretária de Integridade e Governança, Naiara Augusto, que salientou a importância da transparência no poder público.

 

“O Balanço Social tem a premissa de fomentar a participação da sociedade na implementação e na fiscalização dos recursos aplicados em cada área governamental. É um documento digital extremamente valoroso, que proporciona a todos o acesso de onde os recursos estão sendo aplicados, onde o dinheiro dos nossos impostos está sendo empregado”, afirmou.

 

O diretor-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE/SC), Marcelo Brognoli da Costa, lembrou que a instituição emite o parecer formal das contas do estado e, posteriormente, elabora uma publicação simplificada, chamada de “Para onde vai seu dinheiro”. “As duas publicações se complementam e quem ganha é a sociedade”, avaliou.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.