Prefeitos da região se reúnem para tratar pauta de assuntos em assembleia na Amai

Reunião entre gestores municipais ocorreu na tarde desta terça-feira, na sede da entidade, em Xanxerê

Por Oeste Mais

14/04/2021 08h45



Prefeitos da região da Amai se reuniram em assembleia na tarde desta terça-feira, dia 13, para deliberar sobre assuntos relacionados aos municípios. A reunião foi conduzida pelo presidente da Amai e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari.

 

O gerente da Caixa Econômica Federal de Xanxerê, Paulo Lorenzetti, apresentou aos prefeitos uma linha de crédito voltada aos hospitais, com menores taxas e condições de pagamento facilitadas. Na sequência foi tratado sobre a evolução dos casos após o retorno às aulas e feriado de Páscoa, com o panorama apresentado pelo coordenador regional da Defesa Civil em Xanxerê, Luciano Peri.

Reunião ocorreu na sede da Amai (Foto: Divulgação)

Ele destacou que o resultado do feriado está repercutindo na saúde, com o aumento expressivo dos casos. Diante do cenário, foi aprovado em conjunto uma ação regional envolvendo a comunicação para conscientização dos moradores, já prevendo futuras datas comemorativas.

 

Os prefeitos ainda debateram a realidade de cada município e ações de enfrentamento à Covid-19 que tiveram efeitos positivos. Para ações mais efetivas, a Amai realizará um levantamento de possíveis atividades que podem ser adotadas em caso do aumento expressivo dos números na região.

 

Peri também alertou sobre o possível aumento dos casos de síndromes gripais que devem se intensificar a partir do mês de maio, seguindo tendência do ano anterior.

 

A coordenadora de formação e eventos da Amai, Fernanda Bertotto, ainda falou sobre as ações da área da educação no retorno às aulas durante a pandemia. Ela apresentou o fluxograma utilizado nos municípios, sob orientação da Dive. Ainda destacou as mudanças no Fundeb, com valores de repasses aos municípios e a questão dos kits emergenciais da alimentação escolar. Fernanda finalizou falando sobre os procedimentos e aplicação dos recursos do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social para 2021.

 

Na área da saúde, a reunião deliberou que a Amai fará contato para agendar uma reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para tratar sobre os repasses estaduais aos hospitais.

 

Por fim, Presidente Lazzari apresentou aos prefeitos a intenção de viabilizar uma usina de asfalto através de consórcio. O tema será tratado nas próximas reuniões da associação.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.