Comprovante de votação não é entregue a eleitores, que podem solicitá-lo pela internet

Objetivo do Tribunal Superior Eleitoral é que eleitores e mesários tenham o mínimo de contato

Por Oeste Mais

15/11/2020 13h59



Os eleitores não estão recebendo o comprovante de votação nas eleições municipais deste ano. A medida adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visa que os eleitores tenham o mínimo de contato possível com os mesários. Mas o comprovante pode ser requisitado na própria seção ou emitido pela internet posteriormente (veja mais abaixo).

 

O desembargador Jaime Ramos, presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) informa que a presença do eleitor é registrada eletronicamente pelo terminal do mesário. Isso faz com que não seja necessária a impressão do comprovante de votação.

 

“Quando o eleitor é identificado, o mesário digita o número do título eleitoral no aparelho eletrônico na mesa de votação. Isso abre a possibilidade do eleitor entrar na cabine e votar. Esse aparelho, no caso, já registra a presença do eleitor”, explica.

 

Como solicitar o comprovante

 

O eleitor pode fazer a solicitação na própria seção, antes de realizar a votação. Do contrário, o documento poderá ser requisitado por meio do aplicativo e-Título, diretamente no site do TSE ou pessoalmente em qualquer cartório eleitoral.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.