Novo presidente da Fecam toma posse para mandato de dois anos

Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, vai comandar a entidade entre 2019 e 2020

Por Redação Oeste Mais

16/01/2019 08h17 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Eleito para o comando da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão 2019/2020, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), tomou posse do cargo nesta terça-feira, dia 15. Ele assume a entidade no lugar do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, cuja presidência foi conduzida interinamente desde outubro pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.

 

O nome de Ponticelli foi aprovado em chapa consenso pelos prefeitos e prefeitas indicados ao processo eleitoral pelas 21 associações de municípios. Junto com ele, os novos membros da diretoria e conselhos da Fecam fazem a representação regional, garantindo a participação e atenção às demandas de todos os municípios catarinenses.

Joares Ponticelli é o novo presidente da Fecam (Foto: Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press)

O novo presidente assume com a missão de manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas das prefeituras catarinenses e focar no fortalecimento das associações de municípios e da organização municipalista no processo de desenvolvimento de Santa Catarina.

 

Ele destaca que o momento de início de mandatos de governos e Congresso — tanto nacional quanto estadual — exige uma agenda proativa que envolva os poderes e as entidades para reforçar as demandas municipalistas. “Temos que fortalecer os mecanismos de interação entre o governo do estado e os municípios, passando pelas associações de municípios, mas com a Fecam com papel importante dentro desse processo”, destacou.

 

O novo presidente acredita que as 21 associações devem assumir o protagonismo de representação regional, e que em Brasília concentrarão esforços para que os municípios, por meio da Fecam, busquem autonomia na aplicação de recursos. “O cidadão não mora no estado ou na União. Ele mora em uma rua de um bairro, de um município e é lá que os problemas dele precisam ser resolvidos”, justifica.

Autoridades acompanharam cerimônia de posse (Foto: Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press)

Currículo

 

Na trajetória política, Joares Ponticelli dedicou-se ao cargo de vereador, deputado estadual por quatro mandatos, líder de governo, de bancada, presidente da Assembleia Legislativa, quando assumiu o governo do estado em 2013, na condição de governador interino.

 

Foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale (2012) e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (2007-2012). Ocupou os cargos de primeiro-secretário da União de Parlamentares do Mercosul – Bloco Brasileiro (2002/2003) e 3º vice-presidente da mesma entidade (2009/2010). Presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) em 2017. Em 2018 atuou como membro titular do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Atualmente é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) – gestão 2017/2019. É prefeito de Tubarão, exercendo o mandato 2017/2020.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.