Com exceção de Vargem Bonita, eleitores que não fizeram biometria não poderão votar na comarca de Ponte Serrada

Cadastramento obrigatório foi realizado em 2017 com eleitores de Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão

Por Jhonatan Coppini

28/09/2018 12h16 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições, o Cartório Eleitoral da comarca de Ponte Serrada lembra que dos quatro municípios que integram a comarca — Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão e Vargem Bonita —, três tiveram a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico em 2017.

 

O procedimento foi obrigatório em Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão. Com isso, os eleitores que não compareceram tiveram o título cancelado e não poderão votar nestas eleições se não regularizaram a situação até o dia 9 de maio deste ano.

 

Já em Vargem Bonita, de acordo com o cartório, o cadastro biométrico está acontecendo, mas não de forma obrigatória. “Ou seja, os eleitores que não realizaram o procedimento poderão votar normalmente nas eleições de outubro, desde que não estejam com o título cancelado ou suspenso por outro motivo”, explica Leonardo Gomes Coutinho, chefe do Cartório Eleitoral de Ponte Serrada.

 

Ele lembra que o eleitor em dúvida sobre a regularidade da inscrição eleitoral ainda pode consultar a situação do título no site do TSE. Na página também é possível consultar a obrigatoriedade do cadastramento biométrico em cada cidade brasileira. Basta verificar a situação do município.

 

Os indicados como “revisado” já passaram pelo recadastramento biométrico obrigatório. Nos marcados como “ordinária”, o cadastramento não é obrigatório, mas o cadastramento biométrico é feito pouco a pouco, na medida em que os eleitores tirem novos títulos ou solicitem a revisão do documento. O TSE espera implantar a biometria em todo o país até 2022.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.