Presidente da Amai será conhecido em assembleia de prefeitos nesta sexta

Eleição da nova diretoria vai acontecer na sede da Associação dos Municípios do Alto Irani

Por Jhonatan Coppini

19/01/2017 14h43 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Assembleia de prefeitos será realizada na sede da Amai (Foto: Divulgação)

A Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) vai realizar nesta sexta-feira, dia 20, a primeira assembleia de prefeitos com os novos gestores dos municípios da região. O encontro, marcado para iniciar às 14 horas, na sede da Amai em Xanxerê, será marcado pela escolha da nova diretoria da entidade.

 

A assembleia de prefeitos terá em pauta a apresentação da Fecam e das coligadas Aris, Egem e Ciga, do relatório de atividades da Amai referente ao ano de 2016 e a escolha da nova diretoria para o exercício 2017, com presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e membros do Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes).

 

O processo de escolha será de acordo com o descrito no Estatuto Social da Amai, em seu art.15, inciso III, alínea “a”, que discorre sobre o sistema de revezamento de partidos para o cargo de presidente e demais membros, com início no primeiro ano de mandato, pelo partido com o maior número de prefeitos empossados.

 

Em cumprimento ao Estatuto Social, a presidência da Amai será do PSD, com cinco prefeitos concorrendo ao cargo, a primeira vice-presidência será do PMDB, com quatro prefeitos, e a segunda vice-presidência ficará com o PT, com dois prefeitos na concorrência.

 

O PP também tem dois prefeitos, mas, nos casos de empate, o estatuto esclarece que terá preferência na escolha do cargo o partido do prefeito do município com o maior número de habitantes, que nesta situação é São Domingos, por isso o direito ao cargo de segundo vice-presidente é do PT, que governa o município.

 

Para o Conselho Fiscal a escolha será de forma deliberativa entre os prefeitos que estiverem presentes.

 

Prefeitos que poderão participar da nova diretoria da Amai:

 

Presidência (PSD)

Noeli Dal Magro (Lajeado Grande), Leomar Listoni (Passos Maia), Volmir Felipe (Vargeão), Avelino Menegola (Xanxerê) e Lírio Dagort (Xaxim).

 

1ª vice-presidência (PMDB)

Nerci Santin (Abelardo Luz), Gilberto Lazzari (Faxinal dos Guedes), Ademir Barella (Marema) e Alceu Wrubel (Ponte Serrada).

 

2ª vice-presidência (PT)

Clori Peroza (Ipuaçu) e Eliéze Comachio (São Domingos).


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.