FAKE: Abatedouro de cachorro em SC? Imagens nas redes sociais são de 2019

Áudio acompanhado de fotos mente que abatedouro clandestino ficava em Ponte Serrada

Por Oeste Mais

24/09/2021 15h01



Imagens de cachorros abatidos estão circulando nos últimos dias nas redes sociais, informando de maneira falsa que um abatedouro clandestino de cães foi descoberto em Santa Catarina. Nesta semana, um áudio junto com as fotos aponta que o abatedouro ficava em Ponte Serrada, no Oeste (ouça abaixo).

Na última semana, a Operação Hefesto, da Polícia Civil, cumpriu nove mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva após denúncias de venda de carnes de cavalo e mula para consumo humano na região de Criciúma, em Santa Catarina. Mais de 500 quilos de carne foram apreendidos.

 

Ao site ND+, o delegado Ulisses Gabriel, que comandou a operação, disse nesta semana que as mensagens que circulam na internet sobre a descoberta de carne de cachorro não têm relação alguma com a operação realizada pela Polícia Civil. As fotos mostram cães presos em canis e em condições precárias, além de animais abatidos e pendurados.

Fotos circulam nas redes sociais apontando abatedouro de cachorros em SC (Foto: Reprodução)

Conforme apurou o Oeste Mais, as imagens são de 2019, de uma ocorrência registrada no Espírito Santo. Na ocasião, de acordo com o G1, três pessoas de uma mesma família foram presas em Guarapari, na Grande Vitória, suspeitas de vender carne de cachorro e gato em uma feira. Segundo a polícia, eles também faziam linguiças.

 

Na época, o delegado Marcelo Santiago, da Delegacia de Infrações Penais e Outras (DIPO) de Guarapari, informou que a Polícia Civil constatou que os animais também sofriam maus-tratos e eram criados para abate em local insalubre. Os restos mortais dos animais foram encontrados no porão de uma casa.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.