Serra é denunciado pela Lava Jato por lavagem de dinheiro e é alvo de buscas pela PF

Segundo o Ministério Público Federal, Odebrecht fez pagamentos indevidos por meio de contas no exterior

Por Oeste Mais

03/07/2020 09h02


José Serra é senador da República (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O senador e ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato, em São Paulo, por lavagem de dinheiro. A Polícia Federal começou a fazer no início da manhã desta sexta-feira, dia 3, buscas contra ele em uma nova fase da operação.

 

A assessoria de Serra não atendeu às ligações para comentar sobre o caso. A reportagem também tentou contato com a assessoria do PSDB. Por volta das 8 horas, um advogado que se identificou como Pedro entrou na residência após ser acionado pela família Serra. Ele não quis falar com a imprensa.

 

Além de José Serra, denunciado por lavagem de dinheiro, Verônica Serra, filha do senador, foi denunciada pelo mesmo crime. José Amaro Pinto Ramos, empresário e lobista, foi denunciado por operar as transferências bancárias de Serra e Verônica para contas com titularidades ocultas no exterior.

 

De acordo com a denúncia, Serra usou o cargo de governador entre 2006 e 2007 para receber da Odebrecht pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul.

 

Segundo a força-tarefa, a Odebrecht pagou milhões de reais por meio de uma rede de empresas no exterior, para que o real beneficiário dos valores não fosse detectado pelos órgãos de controle.

 

Ainda de acordo com a operação, o empresário José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra, filha do ex-governador, constituíram empresas no exterior, ocultando seus nomes, e por meio delas receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador de São Paulo.

Com informações do G1

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.