Todas as mentiras que já te contaram - parte 1

Por Samara dos Santos

05/11/2019 14:31 - Atualizado em 05/11/2019 14:36



Olá meu bem, tudo bem?

 

Hoje eu vim te contar todas as verdades que você nem desconfiava sobre sua alimentação e a indústria alimentícia. Por exemplo, você lava o frango antes de cozinhar? Toma suco de maracujá para acalmar? O sal rosa do Himalaia é mais saudável que o sal comum? O sal que você consome é marinho? Vou te contar o motivo de tudo isso ser muito popular e ser balela! CALMA! Não surta e vem comigo!

 

Vou começar pela maior polêmica que é o frango! A primeira coisa que você precisa saber sobre os frangos é que a injeção de hormônios é proibida no Brasil, então esse papo de frango bombado é mentira, eles crescem rápido porque existem seleções genéticas, até porque já pensou ter que injetar hormônio em cada frango das criações industriais? O custo seria altíssimo.



Aí vem você me dizer que lava seu frango pra limpar ele de uma possível salmonella. E eu fico como?! Exatamente! Louca da minha vida! Já ouviu falar de contaminação cruzada? Pois bem, a água corrente não mata a salmonella, sabe o que ela faz muito bem? ESPALHA! PELA COZINHA TODA! Quando você menos esperar você deixou o alface na pia pra lavar e dai na sua salada já tá lá a salmonella do frango que você lavou antes de assar. O que mata a salmonella é o calor, então se tá cozido não precisa tá lavado pra correr o risco de levar os microorganismos pra passear na casa inteira né?!

 

Agora senta aqui e vamos temperar esse frango com aquele sal rosa do Himalaia, porque ele é mais saudável né?! ERRADO! A cor rosada vem de impurezas (normalmente ferro), então não acredite em todas aquelas pessoas que vendem esse sal rosa como milagroso. Aliás, toma muito cuidado que tem gente que até falsifica ele tingindo, então sempre fique de olho no rótulo e lista de ingredientes.



Pra terminar com calma então, senta aqui e vamos tomar um chá das folhas do maracujá, porque pra acalmar mesmo só esse chá. O suco de maracujá não tem substância em concentração suficiente para fazer o efeito de acalmar alguém que o toma, então, todas as vezes que você realmente se acalmou ou dormiu melhor depois do suco foi só uma ação da sua cabeça sendo enganada por você mesma.

 

Agora me conta, qual dessas coisas você já sabia e quais foram novidades? Tem alguma coisa que você faz e acha que pode estar sendo enganado? Conta aqui pra mim!



Samara dos Santos

Colunista

26 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

sahmrsantos@gmail.com


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.