Ter um planejamento

Por Jaime Folle

04/03/2019 08:04


Às vezes fico impressionado o quanto as empresas e as pessoas de um modo geral não possuem um planejamento se quer para conduzir suas vidas ou seus negócios. As dificuldades de conduzir uma vida ou um negócio sem planejamento são imensas e, mesmo assim, a grande maioria procura conduzir seu futuro sem ter ideia de onde quer chegar.

 

São poucas as empresas que têm um plano diretor pelo qual possam acompanhar seu desempenho e medir seu progresso. Até mesmo são raras as pessoas que tenham elaborado um plano para a vida com objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazos. Esse é um erro fundamental.



Segundo Bob Briner, Jesus tinha um plano e obedeceu a ele fielmente. Essa foi a razão maior de seu sucesso. Ele sabia para onde ia e permanecia naquela direção. Nada o detinha. Sabendo que a última etapa de seu plano seria executada em Jerusalém e ainda que o sacrifício final seria exigido dele ali, ele fez seu rosto como um seixo, como diz a Escritura em Isaías 50:7, ou seja, Jesus foi firme como uma rocha, inflexível, resoluto em seu planejamento até o fim. Fossem quais fossem as consequências, ele iria a Jerusalém e executaria seu plano.

 

Um princípio gerencial básico, válido tanto para indivíduos como para organizações, é ter um plano a que você se entregue completamente e agir com determinação para executá-lo.  Sem um plano, você não tem para onde ir, não tem um alvo para onde canalizar suas energias. Sem um plano, você apenas reagirá em face das circunstâncias. Um plano faz que você assume o controle sobre suas energias e atividades. Você se torna proativo e não reativo.

 

As estatísticas provam que de cada dez empresas planejadas, apenas uma se dá mal no futuro e ao contrário de cada dez empresas não planejada, apenas uma se salva no futuro.

 

“Quem planeja tem futuro, quem não paneja tem destino”.

 

Até a próxima!


Jaime Folle

Colunista

Formado em empreendedorismo, é um dos mais renomados palestrantes do Sul do Brasil. Está na área desde 2005. É também escritor de vários livros.

jaimefolle@jaimefolle.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.