Como será o mundo em 2040?

Por Jaime Folle

27/08/2018 22:21 - Atualizado em 27/08/2018 22:25



Segundo divulgado recentemente no jornal New York Post, um estudo encomendado pelo Reino Unido, com as principais tendências que moldarão o mundo em 2040, em vários segmentos que atingem diretamente o ser humano em sua essência.

 

Dos vários pontos levantados na pesquisa, separei apenas cinco para fazer uma reflexão com meus fiéis leitores.

 

Alimentação

 

Seremos mais de 9 bilhões de pessoas no mundo até 2040, e não haverá espaço suficiente de alojar todos os animais que precisamos para alimentar o mundo, por isso, 40% da carne será artificial, mas projetada para ter o mesmo aspecto, gosto e cheiro da carne de verdade.

 

Comunicação

 

Teremos lentes de contato inteligentes que nos permitirão ler textos flutuando na frente de nossos olhos e brincos, relógios que enviarão mensagens de um assistente virtual para nossos ouvidos, onde poderemos ver um estranho na rua e, usando o software de reconhecimento facial ligado aos nossos centros de controle, saber instantaneamente seu nome e quem é sem perguntar nada.

 

Transporte

 

Os automóveis serão na maioria elétricos e autodirigíeis, e transitarão nas estradas em sintonia com os outros, liberando espaço nas rodovias congestionadas, desafogando o trânsito. Não haverá mais necessidade de dirigir. O transporte também será através de tubos dos quais os passageiros poderão viajar até 1.200 km/h, chegando aos seus destinos em poucos minutos. Já em relação às viagens aéreas, não haverá grandes mudanças. Mesmo que haja aviões elétricos ou mesmo autônomos, eles serão uma pequena minoria.

 

Saúde

 

Todos nós usaremos uma enorme variedade de sensores, que serão capazes de monitorar nossa saúde instantaneamente, tipo nossos batimentos cardíacos, pressão sanguínea e nível de açúcar no sangue. Consequentemente, a longevidade aumentará e muitas pessoas viverão muito além dos cem anos.

 

Sexo

 

Haverá aumento no número de parceiros ocorrerá como decorrência da evolução da robótica. As pessoas irão se apaixonar por parceiros-robôs, o que afetará os relacionamentos e tornará os casamentos mais raros. Pois uma nova geração de robôs sexuais está atingindo o mercado rapidamente. Estas máquinas são essencialmente realistas e têm movimentos sofisticados similares e até superiores aos dos seres humanos. E o que é mais importante! Não reclamam. 

 

Aposentadoria

 

O número de pessoas com mais de 65 anos será igual ao de trabalhadores. E, para que a previdência não entre em colapso, a idade média para se aposentar vai subir para a casa dos 85 anos. Mas essa notícia não deveria assustá-lo tanto, pois a sua saúde será incrivelmente superior a dos velhinhos de hoje e viverá acima dos cem anos.

 

Que bom vai ser viver este tempo!

 

Até a próxima.


Jaime Folle

Colunista

Formado em empreendedorismo, é um dos mais renomados palestrantes do Sul do Brasil. Está na área desde 2005. É também escritor de vários livros.

jaimefolle@jaimefolle.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.