Raiva em cães e gatos. Saiba mais sobre a doença

Por Marines de Castro

25/08/2018 13:11



A Raiva é uma zoonose (enfermidade transmitida do animal para a pessoa, ou da pessoa para o animal), sendo que qualquer mamífero pode ser infectado,desenvolver os sinais e posteriormente contaminar outro animal.

 

Os principais reservatórios do vírus na natureza são os animais silvestres, incluindo morcegos, raposas, guaxinins e gambás.

 

As espécies canina e felina são importantes  transmissores  da raiva para o homem, a qual acontece a partir do contato direto de um animal infectado, por mordedura ou até mesmo lambedura.  

 

Após a penetração do vírus no organismo, ocorre multiplicação local, nas glânculas salivares, no sistema nervoso periférico e, posteriormente migração para o sistema nervoso central com nova replicação viral causando uma inflamação no cérebro.

 

Os sinais clínicos em cães e gatos são: agressividade, excitação, dificuldade na ingestão de alimentos, salivação abundante e paralisia de membros posteriores.

 

Os pets exigem atenção especial  já que convivem diariamente com os humanos, devendo ser vacinados a qualquer época do ano, embora seja o mês de agosto onde são realizadas as campanhas. A vacina é feita com vírus inativado com uma dose anual.

 

Sabrina Majolo & Dra. Marines de Castro Arbo

(Foto: Visual Hunt)

REFERÊNCIAS:

 

STOKSTAD, 2017. Inside the global campaign to get rid of rabies. Acesso em: 10/08/2018. Disponível em: http://www.sciencemag.org/news/2017/01/inside-global-campaign-get-rid-rabies

 

Conselho Federal de Medicina Veterinária. Raiva: previna-se. A raiva mata. (Folder). Acesso em: 10/08/2018. Disponível em: http://medicinaveterinaria.curitibanos.ufsc.br/files/2014/11/Folder-Divulga%C3%A7%C3%A3o-raiva.pdf

 

CORTEZ, TAMARA LEITE , 2006. Raiva Urbana: Epidemiologia e controle. Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu, SP. 68p.


Marines de Castro

Colunista

Medica veterinária, trabalha com cães e gatos e possui doutorado em patologia animal, a ciência que estuda as doenças.

veterinariaanimalcenter@yahoo.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.