Não estava preparado

Por Jaime Folle

27/01/2019 09:23 - Atualizado em 27/01/2019 09:23


É comum ouvir as pessoas dizerem em muitas circunstâncias da vida que não estavam preparados. O que não passa de uma desculpa sem sentido! Pois devemos estar preparados para todas as circunstâncias futuras, pois quase tudo o que iremos fazer a frente, com certeza já sabíamos com muita antecedência.

 

Há poucos dias participei de uma caminhada de 80 km entre a cidade de Iraí até Nonoai, ambas no RS.  Acreditem vocês, que fazia mais de um ano que estávamos sabendo desta caminhada e que levaria em torno de dois dias e que em dois dias poderia chover ou fazer sol.

 

Pois bem: no primeiro dia da caminhada choveu o dia inteiro, com ventos fortíssimos e muitas trovoadas e no segundo dia deu muito sol chegando aos 40º deixando muita gente em estado de astenia motivado pelo calor.

 

No primeiro dia, teve caminhantes que falavam uns aos outros, exclamando que não estavam preparados para as fortes chuvas. No dia seguinte que teve sol forte, estas mesmas pessoas estavam reclamando que não estavam preparadas para um sol tão forte.

 

Que conclusão podemos tirar disso tudo? É que a grande maioria não tem preocupação com a preparação para os desafios que tem pela frente. E não é só o desafio de fazer uma caminhada de 80 km, mas falo de uma preparação para o envelhecimento, preparação para uma vida financeira segura, preparação para uma saúde melhor, preparação para umas férias seguras e tranquilas.

 

No real, não sabemos planejar! “Por que é que sempre arrumamos tempo para fazer de novo o que não fizemos bem feito na primeira vez? ”

 

As desculpas de que não estava preparado, não é mais uma saída para os problemas que for enfrentar no futuro, tudo na vida é previsível e passivo de uma preparação para não ter que pagar mais caro, ou sofrer mais por falta de preparação antecipada.

 

Por pior que seja o planejamento, é melhor tê-lo do que não o ter. “Quem planeja têm futuro, quem não planeja, têm destino. ” As pesquisas estão em todos os lados mostrando que as pessoas planejadas e que possuem melhor relacionamento humano e que sabem aceitar as criticas, vivem melhor e sempre estão preparadas para enfrentar os desafios do futuro

 

Até a próxima.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS