Já ouviu falar em estilo industrial? Conheça o que é tendência em decoração

Por Patricia Ampeze

25/07/2018 12:55



O estilo industrial surgiu por volta das décadas de 50 e 70 quando galpões e edifícios industriais desocupados foram transformados em moradia para atender a população mais carente de Nova Iorque. Eis que então de uma necessidade surgiu um estilo de decoração. O que se busca nos dias de hoje é reproduzir a imagem de fábricas e indústrias dentro das residências, escritórios, comércios, de uma maneira contemporânea, bela e aconchegante. É uma grande tendência em decoração no mundo todo. Já faz alguns anos que é referência para decoração de cafeterias, escritórios e apartamentos pequenos destinados ao público mais jovem. O estilo industrial permite uma configuração de planta livre, sem divisórias.

 

Basicamente é resultado da mescla de outros estilos com algumas características bem peculiares. Vejamos as características mais marcantes:

 

Minimalismo

 

A regra é clara, “menos é mais”. Preza pela praticidade e funcionalidade do espaço. Todo equipamento, móvel ou objeto presente, precisa ser útil, caso contrário, deve ser descartado. Não se admite ter objetos apenas para decorar o ambiente, ele precisa ser útil.



 

Rusticidade

 

Em grosso modo, é uma decoração que procura trazer a natureza para dentro de casa. Predomina o uso de materiais puros: pedras naturais, madeira, tecidos naturais e boa iluminação. Paredes com tijolos ou concreto aparente também se encaixam aqui, pois estão em seu estado bruto, sem acabamentos e fortalecem a ideia de fábrica e de indústria.



 

Aramado

 

Siiiim, muito aramado! Nos móveis, nas paredes, nas luminárias. A presença de metais expostos é muito importante para compor o estilo industrial, pois traz personalidade ao ambiente e também remete a ideia de uma fábrica/indústria.

 



 

Tubulação aparente

 

Prático, funcional e garante flexibilidade, pois estando aparente, a manutenção é facilitada e também evita quebrar a parede quando precisar instalar novas tomadas ou interruptores. Sem contar que quando disposto corretamente, agrega beleza ao ambiente. Não dá para imaginar um ambiente em estilo industrial sem nenhuma tubulação aparente.

 



 

Gostou? Confira mais ambientes projetados no estilo industrial:

 

Fotos: Reprodução/Pinterest

Patricia Ampeze

Colunista

A arquiteta e urbanista Patricia Ampeze concilia a profissão com a carreira pública. Aficionada por arquitetura, design, criatividade e inovação, aborda assuntos relacionados à área, esclarecendo dúvidas e compartilhando conhecimento.

arquitetapatriciaampeze@gmail.com


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.