Embalagens de Natal e consumo consciente

Por Sacha Arielle Branco

12/11/2019 09:00 - Atualizado em 12/11/2019 09:05



Você reutiliza os pacotes de presente? (Foto: Pixabay)

Olá pessoal, tudo certo?

 

Vamos conversar sobre o Natal? Mas o que o Natal tem a ver com o meio ambiente?

 

Você já parou para pensar sobre os presentes de Natal? Por que presenteamos nossos entes queridos? Por que o Natal parece não ter sentido sem presentes?

 

O Natal é uma festividade religiosa, mas, mesmo os “não religiosos” costumam celebrar esta data. Adoramos reunirmo-nos para trocar presentes, quanto mais coloridos os embrulhos mais divertido e feliz fica o Natal, não é mesmo? Mas me responde rapidinho, qual a função do papel que você embrulha os presentes? Fazer surpresa para as crianças? A alegria de rasgar o papel e encontrar um brinquedo que era muito desejado? Sim, essas são algumas das funções da embalagem destes presentes. Mas e depois?



Quanto lixo nós produzimos para celebrar esta data especificamente? Gostaria de convidar você que está lendo a minha coluna (muito obrigada, aliás), para refletir um pouco sobre isso. Será que o Natal precisa estar relacionado com todas aquelas embalagens que vão para o lixo, que, aliás, muitas não são recicláveis, assim como os embrulhos dos presentes, além das caixas, os plásticos, plásticos bolhas, papel seda… Uma infinidade de materiais diferentes é destinada ao lixo no final do Natal.

 

Mas me conta uma coisa, o real significado do Natal, não é amor? O gostoso de reunir a família não é celebrar a vida, amor e a união? Isso vai perder o sentido se não embrulharmos nossos presentes? Ou se embrulharmos em material reciclável? Fizermos amigo secreto nas grandes famílias ao invés de todo mundo presentear todo mundo? Não peço para pararmos de nos presentear, seria ideal, mas vamos aos poucos. Precisamos reduzir o nosso lixo. Pois assim celebraremos o amor entre família e, principalmente o amor pelo ambiente no qual vivemos.

 

Vamos colocar como meta nesse Natal a prática de um consumo consciente? E conta pra mim, você reutiliza os pacotes de presente? Já tem práticas consciente de consumo? Compartilhe conosco!

 

Abraços, e fiquem bem.


Sacha Arielle Branco

Colunista

Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.

sachabranco@unochapeco.edu.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.