Devaneios de uma infância cheia de brigadeiros

Por Samara dos Santos

29/10/2019 13:58 - Atualizado em 29/10/2019 14:26



E aí, você também ama brigadeiro? (Foto: Melyna Branco)

Olá meu bem, tudo bem?

 

Essa semana eu tive um pouco de dificuldade de achar um tema que realmente me agradasse. Estou com muita demanda de trabalho e coisas para resolver e queria falar de algo leve. Meu primo me fez lembrar do afeto que a cozinha traz nas recordações que juntamos aos sabores.

 

Eu sempre fui uma criança muito tranquila pra comer, sempre comi de tudo, mas para doces eu sempre fui certeira. Brigadeiro! Eu continuo sendo certeira nesse sentido, confesso! Mas nossos paladares mudam durante a vida e acabamos descobrindo novos gostos e desgostos.

 

A mini Samara detestava palmito, alcaparras e nem me venha com tomates secos e azeitonas. Credo! Hoje em dia eu adoro palmito pupunha, alcaparras e tomate seco se tornaram toleráveis se bem utilizados.  A azeitona eu serei polêmica e te afirmar querido leitor, que só serve pra contaminar absolutamente TUDO que toca. Não dá pra mim! Hahaha... Agora uma coisa que nunca mudou é, eu sou daquelas convidadas que deixa de comer o bolo para comer o dobro de brigadeiros que uma pessoa normal aguentaria! Hahaha

 

Reza a lenda que o brigadeiro foi um doce criado para a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes em 1945, como o rapaz era solteiro na época as jovens que estavam interessadas em muito mais que política fizeram esse doce para alavancar a campanha e assim nasceu o doce mais brasileirinho que conhecemos e que no mundo inteiro é conhecido como “trufas brasileiras”. Pelo amor de Deus senhores gringos, custa aprender a falar “brigadeiro”? Muito mais bonito!

 

Como alguns de vocês já devem saber, eu faço bolos e doces para festas aqui no Rio de Janeiro e isso me tornou uma pessoa um pouco mais exigente com esses produtos. Ainda dou o devido valor ao brigadeiro feito com aqueeeeele achocolatado famoso, leite condensado e manteiga, afinal ele tem aquele gostinho de abraço de mãe depois de um pé na bunda, mas no quesito técnica fiquei mais exigente e por isso hoje, vou compartilhar com vocês a minha receita de brigadeiros que faço para vender por aqui. Ela rende uma média de 25 brigadeiros cada um pesando 16g.

 

Ingredientes:

- 1 caixa de leite condensado

- ½ caixa de creme de leite (100g)

- 1 colher de sopa de manteiga (20g)

- 2 colheres de sopa de chocolate em pó (20g)

 

Uma dica para não ficar com o chocolate em pó todo empelotado no brigadeiro é derreter a manteiga e misturar ele antes de juntar o leite condensado e o creme de leite. O resto é molezinha né?! Mistura tudo no fogo baixo até dar o ponto que você preferir. O creme de leite serve pra deixar ele bem mais cremoso e esse texto serve pra te deixar com água na boca! hahaha

 

Conta pra mim quais comidas você detestava quando criança e hoje adora ou tolera! Seu brigadeiro é com achocolatado ou chocolate em pó? Ou você é daqueles que de doce já basta a vida e mete um cacau em pó no brigadeiro? Você é do time comer bolo e doces nos aniversários ou deixa de comer bolo pra gastar todas as calorias em brigadeiros?

 

Aproveita e me diz também qual tema você quer ver por aqui! Até semana que vem!


Samara dos Santos

Colunista

26 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

sahmrsantos@gmail.com


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.