Cuidados com os cães no inverno

Por Marines de Castro

04/08/2018 10:16



Manter a temperatura corporal canina em condição de equilíbrio é fundamental para que o organismo do cão possa realizar suas funções adequadamente. Quando, em decorrência do frio, a temperatura do corpo chega a níveis abaixo do normal o animal entra num estado chamado hipotermia e o organismo começa a se adaptar para voltar à normalidade, produzindo tremores e aumentando o metabolismo no interior das células, além de contrair os vasos sanguíneos para evitar a perda de calor para o ambiente.

 

A hipotermia acomete facilmente cães de pequeno porte, filhotes e principalmente idosos.  Para prevenir esse quadro recomenda-se manter o animal em casinhas que protejam da chuva e correntes de ar e também utilizar cobertas ou mesmo papel. Os animais também devem ser secados adequadamente quando lavados e ter acesso ao sol diariamente.

(Foto: Visual Hunt)

Correntes de ar e baixas temperaturas podem diminuir a função do sistema imunológico e assim predispor o cão à várias doenças, a mais comum é a Traqueobronquite Infecciosa Canina conhecida como tosse dos canis. Uma enfermidade de fácil disseminação durante o inverno e que acomete o sistema respiratório dos cães. 

 

A doença é causada por diversos agentes, como os vírus parainfluenza e adenovírus (tipos 1 e 2) e as bactérias Bordetella bronchiseptica e Mycoplasma sp. Sinais clínicos como tosse seca e muco nasal acompanhados de um “falso engasgo” são observados em animais contaminados, que se não tratados a tempo podem evoluir para febre, falta de apetite e inflamação ocular.

 

Proteja seu cão no inverno, providenciando local adequado e proteção adequada: mantenha um local de permanência do cão com proteção, limpeza e quando promover a higienização tenha certeza que esteja bem seco. Para fortalecer o sistema imunológico ofereça uma alimentação de qualidade, desvermine regularmente e faça vacinação contra a tosse dos canis anualmente.

 

Gustavo Dalavale & Dra. Marines de Castro


Marines de Castro

Colunista

Medica veterinária, trabalha com cães e gatos e possui doutorado em patologia animal, a ciência que estuda as doenças.

veterinariaanimalcenter@yahoo.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.