Casamento. O capeta anda solto

Por Jaime Folle

19/08/2018 13:35 - Atualizado em 19/08/2018 13:37



Estou simplesmente abismado com o alto índice de separações que está acontecendo em nossa região. E não são casais jovens, são casais com mais de 15 anos de relacionamento e que, por incrível que pareça, a maioria se separa se amando.

 

A pergunta que não quer calar: por que tantos casais estão se separando?

 

Para começarmos, pense nessas quatro perguntas:

 

1. Você é casado(a) ou está em test drive?

 

2. Tem mais de 15 anos de casamento?

 

3. Tem filhos?

 

4. Tem em média 40 anos de idade ou mais?

 

Segundo o site “Casal 100%”, existem 10 motivos importantes para explicar porque os casais estão se separando:

(Foto: Visual Hunt)

1º Quando não cumprem as promessas e a aliança que fizeram quando casaram, que dizia: até que a morte os separe, prometem viver juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

 

2º Quando o casal se desconecta facilmente um do outro e se conecta a outras prioridades, mas continuam pensando que após o casamento podem viver suas vidas como era na época de solteiros.

 

3º Quando os ouvidos vão se fechando para escutar um ao outro e o diálogo vai diminuindo a cada dia, o fim do diálogo é o início da separação.

 

4º Quando dedicam mais tempo e atenção ao trabalho e à profissão, e não reservam tempo nem disposição para o cônjuge e para a família, alegando estar sempre cansados.

 

5º Quando começam a achar mais defeitos do que virtudes, fazendo com que os defeitos do outro se tornem mais importantes que a admiração.

 

6º Quando um dos cônjuges diminui a libido e perde a vontade ou capacidade de praticar sexo e isso tem levado muitas separações, não levando em conta que cada idade tem seu tempo e com a idade o sexo também diminui, e a separação vem pela falta de compreensão de uma das partes.

 

7º Quando se deixam influenciar por outras separações e ações de terceiros, por “exemplo” de relacionamentos que não deveriam ser seguidos.

 

8º Quando são dominados pelo mau humor, ciúmes, raiva, rancor, mágoas e agem de acordo com esses sentimentos, sem perdoar-se mutuamente.

 

9º Quando se perdem no meio do caminho por não alinharem os mesmos sonhos e objetivos, e não têm o mesmo mapa do caminho que traçaram.

 

10º Quando esquecem de Deus e a espiritualidade, com isso a descrença é a porta de entrada para o capeta agir e dizer que o melhor caminho é a separação.

 

Por estes motivos e outros é que o capeta está solto entre os casais. Fique atento a esses sinais no seu relacionamento. Muitos casais deixam que o tempo destrua seus sonhos e, como foi citado lá no início deste texto, a grande maioria dos casais se separa se amando muito.

 

Acredito no casamento, na família, na felicidade, mas é preciso agir para corrigir os problemas mencionados antes que seja tarde. 

 

Até a próxima!


Jaime Folle

Colunista

Formado em empreendedorismo, é um dos mais renomados palestrantes do Sul do Brasil. Está na área desde 2005. É também escritor de vários livros.

jaimefolle@jaimefolle.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.