Carne suína: uma alternativa à alta da carne de gado

Por Reges Costa

02/12/2019 21:05 - Atualizado em 02/12/2019 21:10





Com a atual alta no valor da carne bovina, a carne suína aparece como boa alternativa na substituição em nossos pratos, apresentando uma boa composição nutricional.

 

 A crença de que carne de porco faz mal à saúde, é fonte de gorduras e colesterol, e que é produzida em más condições de higiene é antiga e errônea. Um mito. Com o avanço tecnológico, a carne suína passou a ser produzida com grande controle higiênico sanitário. A forma de criação e a alimentação oferecida aos animais também é diferenciada.

 

Alguns cortes têm maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, e é boa fonte de selênio, com poder antioxidante, e o principal tem maior conteúdo de aminoácidos essenciais do que a carne bovina.

 

Muito saborosa, a quantidade de gordura está relacionada ao tipo de corte. A localização da carne no animal é fundamental para a avaliação do valor energético e lipídico, porém pouco afeta a concentração dos outros nutrientes, como carboidratos e proteínas. As carnes nobres dos suínos são o lombo e o pernil.

 

O lombo suíno localiza-se em região similar ao filé mignon no boi e é uma das carnes com menor teor de gordura do animal.



Em relação à idade, animais mais jovens contêm menor teor de gordura, proteínas e minerais do que os adultos. Os jovens são menos predispostos ao acúmulo de gordura subcutânea e intermuscular.

 

Quanto ao sexo, as fêmeas apresentam menor predisposição para a formação de gordura do que machos, sendo que os castrados tendem mais ao acúmulo de gordura. Em relação às características nutricionais, a carne suína é fonte de proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B (ex: tiamina e riboflavina), ferro, selênio, magnésio e potássio.

 

Em relação à carne bovina, a carne suína apresenta maior conteúdo de aminoácidos essenciais, como por exemplo leucina, lisina e valina. As principais fontes alimentares das vitaminas do complexo B são a carne suína, vísceras, leite de vaca e os cereais integrais. Estas vitaminas são fundamentais para os processos metabólicos, metabolismo energético e de carboidratos.

 

É excelente fonte de selênio, com alto poder antioxidante no combate à ação de radicais livres nas células e nos tecidos. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, contração muscular, equilíbrio ácido-base, impulso nervoso e controle da pressão.


Reges Costa

Colunista

Nutricionista especialista em nutrição esportiva. Bacharel em Educação Física e Personal Trainer. Sócio proprietário Performance Academia e Studio.

reges_costa@yahoo.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.