Afinal, o que é porcelanato líquido?

Por Patricia Ampeze

02/08/2018 10:02 - Atualizado em 02/08/2018 10:05



Na verdade, o nome correto é resina epóxi, um revestimento antigo, muito utilizado por indústrias e hospitais, que se popularizou ao ter o uso expandido para residências e comércios e se assemelhar ao porcelanato por causa do brilho e da textura. É um piso monolítico, de alta resistência, fácil de limpar e com um visual lindo.



Mas o que é um piso monolítico? É um piso sem emendas/juntas, o que impede o acúmulo de sujidades, bactérias e fungos e que também garante a unidade estética do ambiente, por isso era e ainda é bastante utilizado por hospitais e indústrias.

 

O “porcelanato líquido” pode ser aplicado em todos os cômodos da sua casa, porém, não recomendo o uso externo: os raios solares podem danificar a cor e o brilho. A durabilidade é semelhante a dos pisos cerâmicos e os mesmos cuidados devem ser tomados para evitar riscos e fissuras; não é necessário ter juntas de dilatação e pode ser aplicado em cima de outros tipos de piso, permitindo a renovação do ambiente rapidamente, sem precisar quebrar o piso anterior nem nivelar pois ele é autonivelante! E dificilmente vai ser necessário corrigir a altura das portas, pois a espessura do revestimento é finíssima, quase imperceptível.

 

Com a aplicação da resina epóxi é possível obter diversos padrões e cores, inclusive estampas 3D, com as quais recomendo ter cuidado na hora de escolher, pois podem carregar visualmente o ambiente e deixá-lo vulgar. Ainda é possível determinar se o acabamento será brilhante, fosco ou mate. Fica fantástico quando a aplicação e a escolha de cores são realizadas corretamente, recomendo sempre procurar profissionais capacitados.

 

A propriedade autonivelante do produto não permite a aderência em elementos verticais, portanto, não é possível aplicá-lo em paredes.



Vale lembrar que além da resina epóxi existe outro revestimento liquido para pisos, chamado de resina de poliuretano, muito parecido com uma pintura, porém, com poucas opções de cores, sem possibilidade de usar estampas e imagens 3D. É necessário nivelar antes de aplicá-lo caso queira um piso monolítico e homogêneo, pois não é autonivelante. Contudo, pode ser utilizado em áreas externas.

 

Não é incrível? Um jeitinho simples e fácil de renovar o piso da sua casa.

 

Até a próxima!

 

 

Fotos: Reprodução/Pinterest





Patricia Ampeze

Colunista

A arquiteta e urbanista Patricia Ampeze concilia a profissão com a carreira pública. Aficionada por arquitetura, design, criatividade e inovação, aborda assuntos relacionados à área, esclarecendo dúvidas e compartilhando conhecimento.

arquitetapatriciaampeze@gmail.com

Mais colunistas


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.