A redução da dor através da Hipnose Clínica

Por Fernando Luiz Rosar

02/03/2019 13:30


Nós estamos sujeitos a dor, desde que nascemos. Seja naquela topada no canto da mesa ou cadeira, a queda quando criança daquela árvore de goiabas, luxações nas partidas de futebol, acidentes, enfim. Já é suficientemente claro que a dor é um mecanismo do nosso corpo para nos alertar, chamar nossa atenção e Foco para uma parte que merece atenção.

 

Entretanto, quando esta dor se prolonga e, por vezes, só é amenizada à base de medicamentos constantes, abre-se uma via que ainda é pouco divulgada: o uso da Hipnose Clínica para analgesia.

 

O Dr. em Psicologia Irving Kirsh afirma, com base em revisões de literaturas e artigos médicos feitos nos últimos 150 anos, que aproximadamente 75% população pode alcançar redução significativa nos episódios de dor. E, por Hipnose, entenda-se também a aplicação da auto hipnose, pressupondo que o profissional que conhece e trabalha com Hipnose Clínica irá orientar a pessoa como fazer a auto hipnose.



Uma curiosidade acerca do histórico da hipnose no controle da dor: o Dr James Esdaile, escocês, médico no século XIX, utilizou amplamente a analgesia hipnótica num período onde não se conheciam ainda os efeitos dos opióides e clorofórmio. Sendo assim, a dor era inevitável até Esdaile começar a aplicar procedimentos com o apoio da Hipnose. Tem-se relatos que chegou a realizar em torno de 19 amputações, bem como centenas de outros procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade para a época APENAS com analgesia por hipnose.

 

Bom ressaltar que não se está aqui estimulando procedimentos SEM anestesia/analgesia convencional, mas sim demonstrando que há alternativas naturais e que podem diminuir o sofrimento consideravelmente, aliando o que há de mais atual sobre a hipnose em procedimentos para o bem estar. Consulte seu médico, caso deseje considerar utilizar hipnose e pesquise profissionais devidamente qualificados.


Fernando Luiz Rosar

Colunista

Bacharel em Administração, especialista em Parapsicologia e Psicologia Organizacional, Practitioner em PNL, Hipnoterapeuta, Acupressão. Agradam-me os temas voltados ao comportamento humano e as abordagens que promovam transformações na vida das pessoas. Afinal, #TransformarVidasPositivamente é mais que um slogan, é um propósito de vida.

contato@fernandoluizrosar.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.