Acredite mais em você


Por Jaime Folle

14/06/2022 21h40 - Atualizado em 14/06/2022 21h40



Estamos partindo para o fim das carteiras assinadas, cada vez mais as pessoas estão abrindo seus próprios negócios, suas MEIS, e um dos fatores mais importantes para o sucesso empresarial está em acreditar primeiro em si, depois nas pessoas que lhe darão suporte.

 

Por que será que a grande maioria dos empresários iniciam seus negócios com um sócio?  Será por que o sócio tem dinheiro? Por que ele é mais inteligente? Por que conhece do assunto? Por que é um cara planejado? Por que sabe vender? Sabe produzir, etc., etc. Ou... porque não tem confiança em si próprio? E aí pega um sócio para ter um amuleto de sustentação de suas inseguranças?

 

Não quero aqui desmotivar os que estão abrindo um negócio com um sócio. Quero apenas alertá-los para não acreditar em demasia nos outros, em detrimento ao seu próprio potencial e conhecimento. Primeiro, acredite em si. Se você não tem confiança na sua própria pessoa, como poderá conduzir-se no mundo dos negócios dependendo dos outros?

 

O universo conspira a favor das pessoas que acreditam em si mesmo, das pessoas que fazem de suas atividades um canal para chegar ao sucesso, principalmente, daquilo que realmente mais acreditam, porque eles primeiramente confiam em seus próprios meios. Quando se olha uma empresa de sucesso, se diz que aquela empresa tem a cara de seu dono. E assim dá para perceber milhares de empresas que têm a cara de seu dono, porque ele acreditou em sua capacidade e chegou lá.

 

É claro que devemos acreditar nos outros. Porém, o que não devemos é deixar de lado quem você mais ama e confia, que é você mesmo, para acreditar cegamente em terceiros que, por vezes, mal conhecemos e depositamos toda a nossa confiança. Ao menos em negócio, é interessante saber mais sobre as pessoas a quem vamos nos associar. Perfis complementares formam excelentes sociedades, já que cada parceiro se dedica a aquilo que faz melhor. Dessa forma, ganham a empresa, os empregados, os clientes e, é claro, os sócios!

 

Até próxima!

Jaime Folle

Formado em empreendedorismo, escritor de vários livros e um dos mais renomados palestrantes do Sul do Brasil. Atuante na área desde 2005.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.