Agrade pouco e viva feliz


Por Jaime Folle

30/05/2021 08h59 - Atualizado em 30/05/2021 08h59



Se você procura fazer de tudo para agradar os outros, vai ficar frustrado e cansado, pois nunca irá conseguir. O mesmo ocorre conosco, os colunistas de jornais, numa semana escrevemos algo que agradamos, já na outra podemos desagradar, é assim que as coisas acontecem, porém, os pretenciosos sofrem com estas situações conflitantes.

 

Pessoas que não conseguem conviver com a crítica ou com a falta de compreensão são profundamente sofredoras. Sofrem e fazem os outros (mais próximos) sofrerem. Uma das coisas mais importantes de que temos que nos lembrar constantemente é o fato de que jamais agradaremos a todos.

 

A ânsia pela aprovação alheia durante todo o tempo e em todas as circunstâncias, tanto com seus amigos e, principalmente, no seu trabalho, é algo que pode prejudicá-lo e quem mais vai sofrer com isso será a sua família.

 

É preciso compreender que “ninguém agrada a todo mundo, o tempo todo” e não será você a exceção. Convém lembrar que somos humanos e limitados, nosso organismo é frágil e necessita de cuidados, assim como a nossa mente sofre com a ânsia de pretender agradar a todos, para evitar ouvir críticas.

 

Nosso caráter é o resultado de nossa conduta, segundo Helmut Schimidt. Não importa que tipo de fisionomia a vida lhe mostre, o que importa é a fisionomia com que você encara a vida, pois a perseguição obstinada pela felicidade é a melhor receita para ter uma vida infeliz. Porém, existem muitas pessoas que sofrem quando são criticadas, sofrem com a discordância dos outros, sofrem quando suas ideias são combatidas, sofrem quando suas opiniões são mal interpretadas ou quando não conseguem a unanimidade. Essas pessoas são, no fundo, “pretensiosas”, ou seja, querem agradar a todos.

 

Tome consciência, principalmente, de sua vida e dos que lhes são caros, como familiares, amigos, parentes próximos e colegas de trabalho.

 

Planeje seu tempo, pense primeiro em você e depois nos outros, isso não é ser egoísta. Faça tudo com amor, esteja certo de que jamais conseguiremos unanimidade em torno de nossas ideias, isso é um fato inexorável.

 

Por mais bem-intencionado que você seja ou esteja, haverá sempre alguém discordando, entendendo de outra maneira e criticando. Por isso, relaxe e siga o seu caminho, pois o que vale é ter atitude e seguir firme com seu propósito, independente do que eles pensam.

 

Até a próxima!

Jaime Folle

Formado em empreendedorismo, é um dos mais renomados palestrantes do Sul do Brasil. Está na área desde 2005. É também escritor de vários livros.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS