Aluguei, e agora, como decorar? Veja dicas para deixar o ambiente com toques diferenciados


Por Francine Gabrielli

28/01/2021 09h00 - Atualizado em 28/01/2021 09h02



Nos tempos atuais, com o aumento dos preços dos imóveis, foi-se o tempo em que alugar casa ou apartamento seria algo passageiro, pois cada vez mais as novas gerações estão encarando o aluguel como um estilo de vida, e por isso a visão de morar bem precisa andar alinhada com esse “novo estilo de viver”.

 

Decorar um imóvel alugado nem sempre é uma tarefa fácil, pois alguns detalhes podem não agradar, como o piso do local, esquadrias em mau estado, porém, se é exatamente esse que cabe no orçamento, o jeito é encontrarmos solução para deixar ele aconchegante e com a sua cara. Sempre é bom visar que alugamos uma propriedade e temos que entregá-la do mesmo jeito que encontramos, mas claro, se você quiser fazer alguns reparos, vale a tentativa de negociar com o proprietário, pois algumas benfeitorias ajudariam você cliente e ele proprietário a valorizar o imóvel.

 

Vou postar aqui opções de investimentos que podem valer a pena para o seu morar bem:

 

Decore paredes

 

Encontramos apartamentos/casas em branco (normalmente) e uma das primeiras dicas é usar de quadros, elementos da família (objetos, fotos) que contem sua história, vale também aqueles itens que você comprou durante uma viagem, presente de um amigo, coleções, lembranças da infância, obras de arte, azulejos decorativos, letreiros.  A ideia aqui é contar um pouco da sua história através desses objetos e preencher os espaços, sempre levando em conta proporção e harmonia do espaço.



Invista em plantas

 

Além de purificarem o ar, elas são lindas e embelezam qualquer espaço. Sem dúvida esse é um item que vai trazer bem estar e vida a sua casa ou apartamento. Existem várias espécies no mercado, escolha uma que se encaixe na sua necessidade e na sua rotina, de preferência as de fácil cuidado como suculentas ou cactos.

 

Existem várias formas de utilizá-las, um simples vaso em um hall como destaque, um cantinho com várias plantas juntas onde a melhor maneira nesse tipo de composição é misturar os tamanhos e texturas, junto com as plantas você ainda pode compor com troncos e banquinhos para acomoda-las, e sim fica lindo. Outra forma bastante utilizada são as hortas verticais (as queridinhas do momento) que são indicadas principalmente para varandas ou lugares com bastante incisão de sol, sem dúvida essa é uma opção simples e útil.



Tapetes

 

Além de ser um ótimo item de decoração, também serve para esconder imperfeições nos pisos, além de ser perfeito para criar “divisórias” de ambientes, e claro pra nós do Sul, além de dar um charme, ajuda no conforto para os pisos frios no inverno. Hoje em dia existem diversas opções de cores, estilos e custos, então essa é uma ótima oportunidade de fazer combinações e usar a criatividade.



Iluminação

 

Sim iluminação muda tudo, e elas fazem uma diferença e tanto na rotina da casa. E hoje para a nossa alegria existem muitas tipologias de iluminação que ajudam a evitar o quebra-quebra, eficaz e bastante funcional os trilhos de iluminação são ótimas opções, pois é possível colocar vários spots e direcioná-los para a área que você precisa iluminar. Escolha peças com um design bonito e coloque a criatividade para jogo. Outros itens á serem utilizados são os abajures e a luminárias que não só ajudam na iluminação mas dão um up na decoração geral também se elas possuírem um bom visual.

 

Mudando paredes

 

Sem dúvidas essa é uma das primeiras coisas que passa por nossa cabeça, pois é natural querermos algo que se identifique com nossa personalidade. Ideias não faltam para brincar com as cores, pois você pode sair do padrão e pintar tudo, pode optar por pintar até metade da parede, fazer desenhos geométricos, degradê, enfim vale usar a criatividade ai.

 

Outro item que pode ser usado em paredes são os adesivos ou papeis de parede e pra quem gosta de colocar a mão na massa esses são itens que você mesmo pode instalar e sim o mercado hoje possui milhares de opções e preços para você escolher.

 

Móveis soltos

 

Sempre pense no tamanho dos móveis como algo que pode ser mudado, ou seja, nem grande demais, nem pequenos demais. A ideia é sempre buscar conforto e personalidade antes de tudo. Aproveite qualquer espaço apostando em armários, nichos e prateleiras que além de práticas ficam lindas e podem ser removidas a qualquer momento.

 

Para ter uma decoração charmosa não precisa investir em peças que não irá usar depois. Espelhos, aparadores, mesas de apoio são ótimas opções para compor espaços e variar locais e usos depois. Outra opção que ajuda muito na composição de espaços são as peças decorativas, um arranjo, um item de família, se você gosta de livros, porque não exibí-los em uma estante ou outro móvel?

 

Assim nem fica tão difícil tornar seu espaço com sua cara não é mesmo? Opções certeiras com bom gosto e com uma pitadinha de criatividade sempre são ótimas alternativas. Se você gostou das dicas ou possui alguma sugestão de conteúdo, aproveita a visita e me diz o que você achou sobre começarmos 2021 com tudo! Grande beijo e boa mudança.







Francine Gabrielli

Natural de Ponte Serrada, Arquiteta e Urbanista formada pela Unochapecó, apaixonada por arquitetura de interiores. Falará sobre temas diversos que envolvem arquitetura, escrita de modo simples, versátil e didático tendo como propósito levar opções práticas para o leitor.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.