Brasileirão tem novo líder, semana de Libertadores e Copa do Brasil e o clássico Grenal decisivo


Por Jarbas Ritter de Ramos

21/09/2020 15h31 - Atualizado em 21/09/2020 15h36



(Foto: KELY PEREIRA/AGIF/AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Liderança perdida

 

De tanto insistir, o Colorado conseguiu perder a liderança do Campeonato Brasileiro. As péssimas atuações dos últimos jogos culminaram com maus resultados contra equipes consideradas pequenas (Bahia, Goiás e Fortaleza), e o inevitável aconteceu, a liderança tem novo dono, é o Galo mineiro, de Jorge Sampaoli, e olha, com um jogo a menos em relação ao segundo colocado. A derrota por um a zero em Fortaleza foi merecida e deixou a torcida colorada com raiva.

 

A rodada do fim de semana ainda contou com mais um empate do tricolor gaúcho, dessa vez diante do Palmeiras, em Porto Alegre. O Grêmio perdia o jogo até os acréscimos do segundo tempo, quando de cabeça, o jovem Ferreira fez o gol que evitou a derrota. Foi o sétimo empate em 10 jogos, esse último com gosto de vitória, porém, o time do Renato ainda deve, e tem nesse meio de semana o grande jogo do ano.

 

O galo assumiu a liderança em um jogo de sete gols, quatro a três para cima do xará goiano. O Ceará, que havia vencido o Flamengo, foi superado facilmente pelo Bragantino. O Fluminense perdeu no Recife para o Sport, um a zero, mesmo resultado do Vasco, que perdeu em Curitiba para o Coritiba. Por fim tivemos um zero a zero no clássico da nostalgia, Botafogo e Santos, o peixe foi muito melhor, mas não conseguiu vazar Gatito Fernandes.

 

Libertadores e o Grenal do ano

(Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

A Libertadores voltou na última semana com vitórias de Internacional, Athlético e Palmeiras, empates de Santos e São Paulo, e derrotas de Grêmio e Flamengo, o time carioca foi humilhado no Equador, com uma derrota de cinco à zero para o Independiente Del Valle.

 

Nesse meio de semana, os brasileiros voltam a campo, alguns podem garantir a classificação já nessa rodada. Novamente no Equador, o Flamengo busca a recuperação contra o Barcelona, com muitos problemas, entre eles seis jogadores com COVID, o rubro-negro busca uma vitória para ficar perto da classificação.

 

No grupo B, o Palmeiras visita o Guarani no Paraguai. Uma vitória classifica os paulistas e praticamente garante o primeiro lugar. No grupo C, o Athletico recebe o Colo-Colo, o duelo vale a liderança do Grupo. O São Paulo visita a LDU, jogo difícil, em caso de derrota a situação fica muito complicada para o tricolor paulista. O Santos joga fora de casa com o Delfín, liderando o grupo G, o peixe busca uma vitória que deixaria a classificação muito bem encaminhada.

 

Mas o grande jogo é sem dúvidas o GRENAL, Internacional e Grêmio entram em campo para um jogo decisivo, quem perder vai se complicar. Em caso de derrota gremista, o time de Renato vai precisar vencer suas duas últimas partidas em casa. Em caso de derrota colorada, o Inter ainda permaneceria líder, ao lado do Grêmio, porém, as duas últimas partidas são fora de casa, e isso poderá culminar com a eliminação colorada.

 

A rodada dessa semana é importantíssima, ainda acredito na classificação dos sete brasileiros para as oitavas. Palmeiras, Santos e Athletico devem passar líderes, Flamengo deve passar como segundo colocado. A dupla grenal depende muito desse jogo de quarta, para mim quem vencer passa em primeiro, o derrotado vai brigar pela segunda vaga. A situação mais complicada é a do São Paulo, único que não estaria se classificando hoje, e ainda por cima, tem agora dois jogos seguidos fora de casa, contra LDU e River Plate.

 

Copa do Brasil

(Foto: André Durão)

O meio de semana também é decisivo na Copa do Brasil, cinco confrontos vão apontar os clubes que avançam para a fase de oitavas de finais, juntando-se lá com os que estão na Libertadores, mais o campeão da Copa Verde, o campeão da Copa do Nordeste e o Campeão da Série B.

 

Nos jogos de ida, o melhor resultado foi o do Ceará, que fora de casa abriu dois a zero para cima do Brusque. O Juventude também fez dois a zero, mas em casa, diante do CRB. O único empate foi entre Ponte Preta e América-MG, dois a dois em Campinas.

 

Fluminense venceu em casa o Atlético-GO por um a zero, e no clássico carioca, Vasco e Botafogo, melhor para o glorioso, um a zero também, e a disputa totalmente em aberto.

 

O meu palpite de classificados é o seguinte. Ceará, Juventude, América-MG, Atlético-GO e Vasco.

 

Jogador Destaque da Semana

(Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

O jogador destaque da semana é Keno, do Atlético-MG. Com um Hat-trich que ajudou o galo a chegar na liderança, o veloz atacante foi o grande nome do fim de semana. Keno não é novidade para ninguém, apareceu em 2016 no Santa Cruz, chegou ao Palmeiras em 2017, onde foi campeão brasileiro e acabou vendido para o mundo árabe.

 

Em 2020 surgiu no galo de Sampaoli, está demorando para engrenar, mas tem muito potencial. Para mim, ele é o melhor jogador atuando no Brasil quando se fala em um contra um, a famosa vitória individual, o drible fácil, ele é expert nisso, e poderá ser muito útil num Atlético Mineiro que joga para frente, sempre em busca do gol.

Jarbas Ritter de Ramos

Jornalista por formação, palmeirense de coração. Nascido e criado no Oeste catarinense, coordeno a Rádio 100.7 FM e trabalho com comunicação há uma década. Apaixonado por futebol e outros tantos esportes, do xadrez ao automobilismo, gosto de assistir e praticar. Falo sobre futebol e o que mais merecer destaque, de maneira leve e descontraída.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.