Cama e outro olhar: como transformar seu quarto com uma simples cabeceira


Por Francine Gabrielli

31/08/2020 10h51 - Atualizado em 31/08/2020 10h52



Cama com cabeceira de madeira rústica (Foto: Reprodução/Pinterest)

Olá, espero que estejam todos bem!

 

Com a rotina do dia a dia, stress, a correria, nada melhor do que chegar em casa e ter um lugar pra recarregar as energias, namorar e dormir tranquilamente. Pensando nisso trago algumas ideias de cabeceiras que podem fazer toda a diferença e dar um super efeito no seu quarto com ideias simples e fáceis de fazer.

Trazendo um pouquinho de história aqui, as cabeceiras desenvolvem um papel importante desde os tempos antigos. Um exemplo eram os gregos que além de dormir, socializavam nelas onde a cabeceira servia como encosto. Na idade média a cama servia como peça decorativa nos lares, com esculturas acompanhadas de cabeceiras esculpidas.

A cabeceira além de embelezar e deixar o quarto mais aconchegante tem a função de proteger a parede e também de delimitar os espaços. Atualmente temos várias opções que saem da tradicional cabeceira. Além de inovar, muitas vezes se tornam elementos incríveis, únicos e muito mais econômicos que as cabeceiras “tradicionais”. Hoje vou citar algumas dessas opções, que talvez você mesmo consiga fazer ai na sua casa.

 

1. Cabeceira rústica de madeira

 

A madeira é um elemento tradicional e deixa qualquer ambiente incrível. Para criar uma cabeceira uma ótima opção é reaproveitar peças que estão sem uso. Claro, tudo isso vai depender do que você gosta, mas no geral elas dão um impacto imponente e você pode cria-lo em um conceito mais moderno ou com acabamento bruto e irregular para deixar ele mais rústico, trabalhado ou mais simples.

Cabeceira com luzes (Foto: A casa que minha vó queria)

2. Cabeceira com cordão de luzes

 

Já pensou em utilizar aquelas luzinhas de natal o ano todo? Então vai ai uma utilidade a mais pra elas. Hoje o mercado dispõe de infinitas possibilidades de luzes, cores e modelos, monte sua própria cabeceira, crie formas. Essa proposta é simples, mas dá um efeito muito fofo, não acham?

 

3. Cabeceira com pallets

 

Essa opção une o útil ao agradável e comporta um ótimo custo-benefício.  Você consegue por preços variados, ou se tiver sorte pode ganha-los em locais como feirões de lojas. Esse é o típico material que mesmo com pouca modificação vai te dar um resultado incrível. Em uma decoração mais rústica, por exemplo, não é preciso muitas intervenções na peça. Mas se quiser ousar um pouco mais pode deixa-lo com uma maneira mais clássica, brincar com corres ou até usa-las de forma irregular, as opções são várias. É só colocar a mão na massa e criar.

 

4. Cabeceira pintada

 

Sem dúvida essa é opção em conta financeiramente, e nem por isso significa que o resultado seja sem graça. Através das cores, dos formatos, da composição esse tipo de cabeceira pode se tornar o principal foco do quarto. Aposte e ouse! Claro, não se esqueça de combina-la aos tons de mobília que existem hoje para deixar tudo em equilíbrio e tornar seu quarto único.

Cabeceira feita com pallets (Foto: Reprodução/Pinterest)

5. Cabeceira com adesivo

 

O adesivo chegou para transformar os ambientes, não temos dúvidas disso e o mercado hoje traz cada vez mais opções de diferentes formas e composições de cabeceiras. Além de ser um elemento barato e de fácil aplicação eles chamam bastante atenção e são maravilhosos quando usados como cabeceira.

 

6. Cabeceira de palha

 

Personalidade resume esse conceito. Para este tipo de cabeceira uma sugestão é usar sousplat (prato marcador) de palha (opção não é tão acessível), e sim, esse tipo de cabeceira já está disponível para compra também para quem quer agilizar o processo. Mas, se você ainda prefere colocar a mão na massa abuse da sua criatividade e crie sua arte.

 

7. Cabeceira Macramê

 

O macramê é um artesanato bem antigo que está em alta, ele tem como base um trabalho manual com um resultado final incrível. Além de ser uma peça personalizada, ela cria uma atmosfera aconchegante e sutil. Lembrando que tudo depende do seu estilo, e se esse acessório se encaixa com a sua decoração.

 

Cabeceira pintada na parede (Foto: Reciclar e decorar)

8. Cabeceira de fotos

 

Que tal usar todas aquelas fotos guardadas na gaveta e criar uma cabeceira afetiva, cheia de recordações e memórias? Aqui não existe padrão ou regra, a ideia realmente é montar de maneira harmônica seus melhores momentos e fazer delas sua nova cabeceira.

 

Como escolho minha cabeceira ideal?

 

Primeiro ela deve estar ligada seu estilo, esse é o principal fator. Por exemplo, as de ferros combinam com quartos mais românticos ou rústicos depende muito da composição e como ela é inserida. Já as de madeiras fabricadas dão um ar mais aconchegante. Se você optar por criar sua própria cabeceira, não existe limite, crie sua arte com o princípio dela estar alinhada ao seu estilo e as coisas que você já possui em seu quarto e desfrute ainda mais deste espaço. Espero que essas opções inspirem vocês de certa forma e que muitas cabeceiras sejam criadas por aí.

 

Grande beijo e até mais!

 





Francine Gabrielli

Natural de Ponte Serrada, Arquiteta e Urbanista formada pela Unochapecó, apaixonada por arquitetura de interiores. Falará sobre temas diversos que envolvem arquitetura, escrita de modo simples, versátil e didático tendo como propósito levar opções práticas para o leitor.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.