Bayern incontestável, Brasileirão surpreendente e ótimo início da Chape


Por Jarbas Ritter de Ramos

24/08/2020 16h16



Ponto de partida

 

Olá amigos leitores, hoje inicio aqui no Portal Oeste Mais uma coluna sobre esporte. Será um espaço de opinião e informação, com uma proposta simples, proporcionar uma leitura agradável, um papo direto sobre futebol e outros esportes que mereçam destaque. Espero que gostem e sintam-se à vontade para sugerir assuntos nos comentários.

 

Bayern incontestável

Bayern de Munique comemora título da Liga dos Campeões da UEFA (Foto: Twitter Bayern de Munique)

A semana inicia com uma certeza, o Bayern de Munique é hoje a melhor equipe de futebol do mundo. A conquista desse domingo em Lisboa, diante de um desorganizado PSG, demonstrou uma assustadora superioridade dos alemães. Os bávaros ganharam todos os seus jogos após o retorno do futebol, mas não é somente o resultado em si, é muito mais pela forma que eles conquistam as vitórias.

 

A acachapante goleada de 8x2 contra o Barcelona de Lionel Messi foi a fotografia perfeita, mas além disso o técnico Hans Flick entrega o futebol em sua totalidade, intenso, consciente, organizado, frio e letal. A qualidade técnica dos jogadores, somada a um plano tático bem executado, culminou com a conquista incontestável.

 

Do lado derrotado muitas dúvidas, o poderio financeiro que proporciona ao PSG ter dois dos principais jogadores da atualidade, Neymar e Mbappé, não conseguiu dar aos franceses o título. Ambos estiveram apagados na final e no segundo tempo pareciam desmotivados. Resta agora juntar os cacos e pensar no futuro, qualidade tem de sobra, falta consciência tática, sangue frio e motivação.

 

Brasileirão surpreendente

 

Em um ano atípico, um começo de Brasileirão que está surpreendendo os analistas, quem esperava o Flamengo nadando de braçadas deve estar se perguntando o que aconteceu. O atual campeão começou muito mal, perdeu na estreia, foi goleado pelo modesto Atlético Goianiense e empatou com Grêmio e Botafogo, graças à marcação de pênaltis pelo VAR na reta final dos jogos.

Internacional lidera o Brasileirão (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/GE)

Por outro lado, outros dois favoritos estão parecendo aquele Chevete a álcool no inverno, demorando para pegar e engrenar, falo de Grêmio e Palmeiras, que ainda não perderam, porém, o futebol apresentado está muito abaixo das expectativas. Entre os favoritos, o que está melhor é o Internacional, que perdeu Guerrero, é verdade, mas tem em Coudet um novo jeito de jogar, que vem dando certo, em cinco jogos apenas um tropeço.

 

Enfim, ainda é muito cedo para uma análise mais completa, quero ver até onde vai esse bom Vasco da Gama, o que Sampaoli pode fazer com o Galo, se São Paulo, Corinthians e Santos podem chegar e se alguma outra equipe pode surpreender, em mais umas sete ou oito rodadas, já teremos uma visão mais clara.

 

Ótimo início da Chape

 

2020 é um ano de reconstrução para a Chapecoense, após seis anos de Série A, o Verdão foi rebaixado e tem agora um desafio na Série B. O ano começou com preocupação, porém, após a parada, a Chape voltou bem acima das expectativas, garantiu vaga na final do Catarinense, e iniciou a Série B com bons resultados, destaque para a vitória no Mineirão diante do Cruzeiro.

 

Por ser um ano de reconstrução, não vejo obrigação em garantir o acesso e nem o título catarinense, mas como quem está na chuva é para se molhar, seria bom que um dos dois fosse concretizado, e seria perfeito, se ambos os objetivos fossem atingidos.

 

Jogador Destaque

Patrick de Paula, voltante do Palmeiras (Foto: Cesar Greco - Ag. Palmeiras/GE)

Nesse tópico vou tratar de jogadores destaques no futebol brasileiro, pode ser que atuem aqui ou na Europa. O nome da semana é o canhoto Patrick de Paula, do Palmeiras. Volante de muita qualidade, surgiu na equipe no início do ano e ganhou a posição em campo, ótimas atuações o credenciaram à titularidade, hoje indiscutível na equipe de Luxemburgo.

 

Entre as características de destaque estão a força física, boa qualidade de passe, ótimo senso de cobertura na marcação, sangue frio e a potência do chute de fora de área, algo em falta no futebol brasileiro. O fato de ser muito jovem faz com que perca a concentração durante as partidas, algo essencial para quem joga no meio de campo. Vejo nele muito potencial, quem sabe vestindo a camisa da seleção dentro de alguns anos.

 

Aguardo agora sugestões de nomes, jovens promessas ou jogadores já formados, para serem analisados aqui.

Jarbas Ritter de Ramos

Jornalista por formação, palmeirense de coração. Nascido e criado no Oeste catarinense, coordeno a Rádio 100.7 FM e trabalho com comunicação há uma década. Apaixonado por futebol e outros tantos esportes, do xadrez ao automobilismo, gosto de assistir e praticar. Falo sobre futebol e o que mais merecer destaque, de maneira leve e descontraída.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.