Decoração com plantas: dicas e sugestões


Por Francine Gabrielli

29/07/2020 09h17



Plantas em vasos são uma ótima opção de decoração (Foto: Histórias de casa)

Olá, espero que estejam todos bem!

 

Hoje vamos falar daqueles cantinhos abandonados, das prateleiras sem vida, do espaço monótono do escritório e ver como é fácil mudar isso. Plantas, essa é a opção que trago para compor sua decoração e melhorar o visual da sua casa, escritório, varanda... Para muitos, ter plantas em casa já é algo bem comum, porém pra quem ainda não aderiu a essa opção de hobby (passatempo) vale a pena experimentar. Além de dar vida ao espaço, as plantas tem o poder de proporcionar leveza, transmitir equilíbrio e tranquilidade de uma maneira charmosa.

 

Primeiro, para ter um bom resultado observe qual tipo de espécie combina com o seu lar, com o seu escritório, seu cantinho, seu estilo de decoração. Observe se o local possui bastante luz ou se é um espaço mais escuro, e principalmente qual a sua rotina para se adaptar ao novo integrante do espaço, falo isso, pois algumas plantas precisam de muitos cuidados, ou necessitam de muita luz, outras são bem independentes e quase se viram sozinhas, tudo isso ajuda na escolha, e sim, o mercado possui todas essas opções.

 

Caso você possua uma rotina corrida opte por plantas mais resistentes e que passam um longo período sem atenção, ótimos exemplos são os cactos e suculentas e a famosa espada de São Jorge.  Agora se você já tem uma plantinha, ou então acha que consegue encaixa-la no seu dia a dia opte por plantas como jiboia, costela de Adão, palmeira leque, samambaia, marantas, lírio da paz, são alguns dos exemplos de plantas para cultivar em casa. Ah, mas eu não gosto, ou, não sei cuidar delas direito então pra mim isso não funciona. Calma, temos uma solução pra isso também, já ouviram falar em decoração com folhas secas, pois então, são ótimas opções de plantas para decoração e realmente transformam o espaço.

 

Após analisar qual planta combina mais com sua decoração e seu dia a dia, vou dar cinco dicas de como inclui-las e formar composições junto aos ambientes de maneira certeira.

 

1. Plantas em vasos

 

 Sabe aquele canto vago espaçoso entre os sofás, ou o canto da varanda ou a cômoda vazia do quarto. Está ai um espaço ideal para investir em uma espécie maior e junto a ela coloque um vaso imponente, bonito, que converse com a sua personalidade e com o espaço, sem dúvida alguma, vai dar outra cara ao ambiente. Cactos, costela de Adão são ótimas opções para esses casos.

Plantas penduradas são outra opção de decoração (Foto: Casa de Valentina)

2. Plantas em suportes

 

Quem aí se lembra de ir à casa da vó e ter uma flor pendurada por um suporte? Sim, certamente essa maneira prática de trazer vida aos ambientes vem de muito tempo. Esses suportes existem de vários tipos, modelos e cores sejam de tecido, cordas artesanais, ferro, bandeja suspensa, macramê entre outros. Abuse da sua criatividade e coloque-o em evidência, pois sim, eles merecem. Das plantas mais usuais para esse tipo de decoração são as nossas amadas samambaias, hera, e a suculenta rabo de burro.

 

3. Hortinha

 

Porque não unir o útil ao agradável? Cada vez mais estamos em busca de melhores hábitos alimentares, e porque não fazer de uma necessidade diária um meio de ambientar sua casa? As hortinhas estão casa vez mais em alta, além da praticidade são ótimas opções para dar uma vida para qualquer cozinha. Claro, certifique-se de que o ambiente possui luz e assim,  introduza temperinhos como salsinha, hortelã, alecrim, manjericão... Essas são algumas das plantas que podem ser cultivadas e consumidas dentro de casa.

Que tal fazer uma horta dentro de casa? (Foto: Etsy)

4. Plantas em quadros

 

Para os que ainda estão com receio de cuidar das plantinhas, aqui vai uma opção prática pra quem ainda quer ter plantas dentro de casa, mas de um jeito diferente. Planta emoldurada, sim elas existem e são fáceis de fazer. Primeiro de tudo encontre sua folha preferida, depois faça o tratamento para o quadro não estragar. Para isso coloque-o entre duas folhas de papel vegetal ou papel toalha e deixe ali por algumas semanas dentro de um livro pesado. Caso queira optar pelo processo mais rápido, deixe-a direto no sol por quatro dias. Depois só mandar emoldura-la, isso fica bem a critério do seu gosto pessoal. 

 

5. Flores Secas

 

Essa dica também é pra quem é do time que ainda não aderiu à ideia de criar uma plantinha, porém mesmo assim o efeito é incrível.  Eucalipto, rosas, trigo, capim dos pampas, esses são alguns dos elementos que podem ser utilizados para compor a decoração de cima da mesa de jantar, ou até mesmo em cima da mesinha de apoio do sofá ou da cama. Todos são de fácil acesso e podem ser implementados de diferentes formas e sem dúvida vão dar um up em qualquer espaço.

Plantas em quadros são um opção bem diferente (Foto: Viva decora)

Essas plantas, tipos e lugares para decorar são algumas das inúmeras possibilidades que elas nos oferecem, o importante é usar esse método tão prático para criar vida ao espaço de vocês, independente se vão decorar a cômoda ou encher a varanda. Espero que gostem, apliquem em seus lares e fiquem a vontade para sugerir o que gostam de ver por aqui.

 

Grande beijo e até mais.


Francine Gabrielli

Natural de Ponte Serrada, Arquiteta e Urbanista formada pela Unochapecó, apaixonada por arquitetura de interiores. Falará sobre temas diversos que envolvem arquitetura, escrita de modo simples, versátil e didático tendo como propósito levar opções práticas para o leitor.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.