Entre Armários e Gavetas: Panelas


Por Samara dos Santos

01/07/2020 16h38 - Atualizado em 01/07/2020 16h42


(Foto: Pixabay)

Infelizmente essa coluna é para te dar más notícias. Quando se trata de panelas boas, elas 99% das vezes serão caras. Não tem choro nem vela! O jeito é você se organizar, juntar aquele dinheiro e comprar aquela panela que vai durar a vida inteira.

 

Agora que você já sabe que panelas boas são caras, você sabe a diferença entre fundo triplo e cerâmica? E o antiaderente da sua frigideira é de que? Vem comigo que vou te explicar! 

 

Panelas de alumínio: Essas são as mais baratas, mas também as mais controvérsas. Alguns especialistas defendem que conforme o longo uso de panelas de alumínio elas liberam partículas de alumínio na comida que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso não é recomendado o famoso "ariar a panela", porque com o uso da força e da palha de aço a liberação de alumínio aumenta. 

(Foto: Pixabay)

Panelas antiaderentes: existem hoje no mercado dois modelos mais conhecidos que são o famoso teflon e agora o starflon. Ambas tem as mesmas vantagens e desvantagens. O maior cuidado que se deve ter é no manuseio e na lavagem  para não arranhar o antiaderente. Possui uma boa distribuição de calor. 

 

Panelas de vidro: resistem a altas temperaturas e são totalmente atóxicas, não interferindo no sabor do alimento, mas não distribuem bem o calor, podendo cozinhar o alimento de maneira desigual ou até dar aquela queimadinha naquele cantinho.

 

Panelas de barro: mantém bem e por muito tempo a temperatura dos alimentos, além de poder ir da boca do fogão direto para o forno. A desvantagem é que é um material poroso, deixando a limpeza um pouco mais difícil. 

 

Panelas de inox: não enferruja, é fácil de limpar e distribui bem o calor. As de fundo triplo tem a distribuição do calor quase perfeita, mas as panelas tipo caçarola as alças esquentam. 


 
Panela de cerâmica: não enferruja, distribui bem o calor e é fácil de higienizar. A desvantagem dela é que o cabo dela em caçarola também esquenta, mas diferente da de inox ela é MUITO pesada.

(Foto: Pixabay)

Se eu fosse te dar uma última dica depois de todas essas informações para montar sua cozinha, seria: uma leiteira de alumínio, uma frigideira antiaderente boa, uma panela de inox com cabo comprido e uma panela de cerâmica caçarola. Isso obviamente no maravilhoso mundo da Samara, mas pra começar um conjunto de boas panelas antiaderentes já fazem o serviço (mas gasta sem pena na frigideira para não passar raiva depois). 

 

Quais dessas panelas você mais usa na sua casa? Alguma delas você não conhecia? 

 

Semana que vem é a última coluna dessa série, será que você adivinha do que eu vou falar?

 

Um beijinho, se puder fique em casa, se sair use máscara! Lave bem as mãos e até semana que vem! ;)

(Foto: Pixabay)

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS