Demora para ser médico?


Por Lucas Tarlé

10/06/2020 08h25


Olá, como você está?

 

Quero começar me desculpando pelo chá de sumiço, mas volto com boas notícias, juro!

 

Com a pandemia do Covid-19, as universidades pararam, inclusive os hospitais em que eu estudava. 

 

"Estudava?!" Sim, como estavam faltando algumas semanas para terminar e a situação da saúde estava muito afetada pela pandemia, por decisão do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e da própria universidade, optou-se por formar os alunos do último período (faltando cinco semanas para terminar o semestre), então no mês de maio me formei à distância.

 

"Mas não é perigoso formar médicos antes do tempo?!"  Bom! Para responder, vou mostrar quanto tempo demora para formar um médico.

 

Existem vários modelos de ensino médico, vou comentar o modelo tradicional, ensinado na universidade em que estudei. A faculdade dura seis anos e é dividida em três ciclos de dois anos cada: 1. Ciclo básico, 2. Ciclo clínico  e 3. Ciclo profissional (internato).

(Foto: Pixabay)

1. Ciclo básico


São as aulas teorico-práticas básicas: bioquímica, biofísica, fisiologia, anatomia, farmacologia e semiologia.

 

2. Ciclo clínico


Aqui o tempo é dividido entre sala de aula e consultório. Neste momento as matérias são mais específicas e interessantes: clínica médica, cardiologia, nefrologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, endocrinologia, cirurgia, pneumologia, entre outras.

 

3. Internato


Nos últimos dois anos, é só a parte profissional, acompanhamos o serviço, atendemos os pacientes sempre com supervisão do professor. Aqui passamos pelas cinco grandes áreas: cirurgia, clínica médica, pediatria, saúde coletiva e GO (ginecologia e obstetrícia). No final, aproximadamente quatro ou cinco semanas temos o "eletivo" onde escolhemos a área que mais gostamos para finalizar o ciclo profissional.

 

Ufa! Quanta coisa, nisso se passaram seis anos, você sai da faculdade com a base para encarar emergências, CTI (Centro de Terapia Intensiva), enfermarias, ambulatórios de clínica geral, ambulâncias, entre outras coisas.

 

"Mas e as cinco semanas que você não fez?"

 

Lembra que as cinco semanas finais fazem parte do eletivo, onde repetimos a área que gostamos mais. Todas as experiências são válidas, mas não é essencial, pois passamos por todas as áreas. Para você ter uma ideia, o internato dura dois anos (com apenas quatro semanas de descanso), o que dá aproximadamente 100 semanas de treinamento no último ciclo.

 

Quer saber mais sobre a faculdade ou sobre a profissão? Ficou com alguma dúvida? Comenta aí no Facebook que eu te respondo.

 

Muito obrigado pela atenção, até a próxima!

Lucas Tarlé

Carioca de nascimento, gaúcho do Paraguai e baiano de coração, tem 26 anos, médico formado pela UNIRIO, adora tagarelar sobre ciência e saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS