Entre Armários e Gavetas: Utilitários


Por Samara dos Santos

13/05/2020 14h46 - Atualizado em 13/05/2020 20h57



(Foto: Pixabay)

Olá meu bem, tudo bem? 

 

Agora que você já sabe quais são as facas que não podem faltar na sua cozinha e para que elas servem, vamos aos utilitários? 

 

Utilitários são aqueles utensílios que sem eles você não faria nada na cozinha. As facas se incluiriam aqui, mas achei que elas mereciam uma coluna só delas, então se você não leu sobre elas clica aqui e vai lá! 

 

Obviamente potes para guardar mantimentos e restos de comida são utilitários, mas eles não estarão na lista a seguir, porque todo mundo sabe o que é um pote e para que serve né?! 

(Foto: Pixabay)

SIMBORA! 

 

Colher de paua famosa colher que serve pra tudo né?! Desde sopa a brigadeiro. Aí que tá! A colher de pau tradicional que a vovó tem em casa não é das mais higiênicas, pois qualquer lasca aberta é uma possível casa de micro-organismos, então as de bambu são as melhores nessa categoria, mas se eu fosse te indicar um utensílio de excelência para a mesma função... seria o segundo lugar dessa lista! 


Pão duro: uai Samara? Pensei que eram utensílios e não comida! E são! São as minhas amadas espátulas que raspam todos os cantinhos das panelas. O ideal é que ela seja toda feita de silicone, assim além de mais fácil a higiene, o cabo não esquenta se deixar encostada na panela. Aqui em casa eu tenho espátulas amarelas que uso para doces e verdes que uso para comida salgada. Parece bobagem até o dia que você lamber uma colher dessas de brigadeiro e sentir no fundo o gosto do alho do almoço!

 

- Fouet: um nome bonito e francês pro famoso batedor de claras. Minha dica aqui é: vai na melhor marca disponível. Não existe NADA pior que bater alguma coisa com ele e soltar um dos arames e voar comida pra todo lado. E opte sempre por de inox, sem aquele silicone bonitinho nos arames, porque com o tempo o silicone vai soltando e vai soltar aonde? Exatamente! Na sua comida. 

 

- Concha: ela é auto explicativa, até porque como você pega feijão e sopa sem ela? Uma dica pra quando você for comprar uma é, compre uma que o cabo tenha aquela viradinha não ponta, para que a concha não escorregue pra dentro da panela e afunde com tudo na sopa quente. 


- Escumadeira: e não! Não é espumadeira, é escumadeira mesmo! Nossa aliada na hora da fritura, então se você é fã de batata frita e vai se aventurar de fritar em casa, boa sorte! Brincadeira, mas com um fundo de verdade... você vai precisar dela para escorrer o excesso de óleo do alimento antes de tirar da panela. 

(Foto: Pixabay)

São tantos que vou fazer uma parte 2 dos utensílios! A dica de ouro aqui é: cuidado com utensílios que serão usados no fogão, plástico não é amigo de alta temperatura, então dê preferência a materiais como inox, bambu e silicone. E pense sempre aonde você vai guardar esses utensílios. Na gaveta? Então será que colher de pau guardada úmida num lugar sem luz e pouco arejada é uma boa ideia? 

 

Um beijinho de longe e até semana que vem! ;)

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.