Entre Armários e Gavetas: Facas


Por Samara dos Santos

15/04/2020 13h59 - Atualizado em 17/04/2020 14h39


(Foto: Pixabay)

Olá meu bem, tudo bem? 

 

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde pelo isolamento social nossas cozinhas estão a todo vapor. Nossa pia nunca viu tanta louça na história da humanidade, mas será que tudo que você tem na sua cozinha você sabe pra que serve? Como usa? Será que se encaixa na sua rotina ou você comprou na promoção e só tá entulhando sua gaveta ou seu armário? 

 

Hoje vamos começar uma série de colunas para te explicar melhor a utilidade dos acessórios de cozinha. Não vou falar aqui sobre os óbvios como fogão, forno e geladeira, porque afinal de contas todo mundo sabe pra que serve e como usa. Ou deveriam saber né?! Hoje como o título entrega é dia das minhas amadas facas. 

 

Não sei vocês, mas eu amo facas de todos os tipos, mas você sabe para o que cada uma serve? Quantas facas você realmente precisa na sua casa? 

(Foto: Pixabay)

1. Faca de Chef: é a mais multiuso de todas, você consegue usá-la para picar e cortar legumes, verduras, carnes e frutas facilmente, tanto cruas como cozidas. O ideal é que você corte em um só golpe e sem tirar a ponta da faca da tábua. Caso você não consiga cortar de uma vez o alimento, está na hora de amolar sua faca. 


2. Faca de legumes: apesar de pequena e parecer dispensável é a segunda mais utilizada, alcança todos os lugares dos legumes e frutas com facilidade que a faca do chef não chega. 


3. Faca de pão: a clássica faca com serra que todo mundo deveria ter em casa para cortar seu pãozinho e o nome se explica né?! Mas o que não te contam é que ela é o ideal para vegetais com cascas mais duras ou muito lisas e bolos. Para usá-la você precisa fazer o movimento sempre pra frente e pra trás de serrar o alimento. 


4. Faca de desossa: feita especialmente para retirar os ossos de animais tem sua lâmina estreita, flexível e com a ponta bem fina para permear os ossos com perfeição e evitar o desperdício de carne.


5. Cutelo: parece um machadinho e muitos brincam bastante com o poder que os filmes de terror deram para ela. Usada para cortar grandes pedaços de carnes e ossos de uma vez só. Quanto mais pesado o cutelo, melhor ele é. Não se utiliza o cutelo como uma faca normal, pois o que faz com que o osso se parta não é a força que você coloca na faca, mas a gravidade. Você só direciona a faca. 

(Foto: Pixabay)

ATENÇÃO!!!! 


Facas que não estão bem afiadas são mais perigosas que facas cegas. E não! Eu não to louca! Quando mais cega a faca está, mais força você faz para partir os alimentos, logo você perde mais fácil o controle da faca do que se ela estivesse afiada e você só estivesse focado em posicionar a faca no lugar certo do corte. Então, mantenha sua faca amolada SEMPRE! 

 

Se você for montar sua primeira cozinha da vida eu indico que você comece comprando uma faca do chef é uma de legumes. São as mais necessárias e com elas você consegue se virar muito bem. 

 

Você já conhecia essas 5 facas? Quais delas você tem em casa? Também ama facas como eu? Eu confesso que tenho 5 facas de chef e duas de legumes, um exagero, mas eu amo e elas são lindas! hahaha 

 

Me conta nos comentários quais utensílios você quer entender para o que serve! 

 

Um beijinho distante e até semana que vem! ;)

 

#FicaEmCasa

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS