Os erros mais comuns na cozinha


Por Samara dos Santos

31/03/2020 14h51 - Atualizado em 17/04/2020 14h39




Olá meu bem, tudo bem? 

 

Nessa quarentena muitos de nós não conseguimos fugir da cozinha. Para mim, por exemplo, ficar na cozinha tem sido a minha meditação. Organizar os temperos, o que será feito pra semana, qual acompanhamento farei para cada proteína da semana. Terapêutico! 

 

Sei que não é para todo mundo, muita gente deve estar se sentindo na obrigação de fazer comida em casa, até porque haja dinheiro pra pedir delivery se você tem essa opção e em muitos lugares essa opção não existe então viva a criatividade e a internet! 

 

Será que você está cozinhando os alimentos da maneira correta? Você sabe quais erros mais comuns você pode estar cometendo sem saber? Não? Então vem comigo! 



- Bifes: você é do time que fica virando o bife 30 vezes por segundo na frigideira? É isso que deixa a carne dura e seca! O certo é que você deixe ele quietinho em fogo médio pra alto até dourar de um lado e depois quietinho do outro, assim ele não perde todo líquido e deixa a carne suculenta. Carne de porco e frango normalmente são feitas bem passada, para isso é só você abafar a frigideira com uma tampa enquanto ele doura. 

 

- Bolo: você é aquela pessoa que o bolo sempre sola? Aqui vão então três possíveis erros. Quando você faz a massa do bolo, você coloca ela pra bater na batedeira ou no liquidificador ou até mesmo com a mão com toda sua força e agilidade? Pois é, isso desenvolve o famoso glúten e deixa a massa elástica, não permitindo que o bolo cresça da maneira correta. Farinha e outros secos adicionamos sempre na mão, encorporando devagar na massa para que ela não perca a leveza. Não era isso? Você pré aquece seu forno? Ele está na temperatura correta entre 160°C e 180°C? Não? Pode ser isso então. Agora, se até aqui você fez tudo certinho e ainda sim solou. Aposto que você é aquele ansioso que abre o forno pra olhar o bolo toda hora. Você só pode abrir o forno quando sua casa começa a cheirar a bolo. Porque isso significa que o fermento já fez seu bolo crescer e agora ele só está finalizando o cozimento. Pode olhar que já já ele tá pronto. 


- Massas: a água do cozimento da massa sempre salgada como o mar. Para 100g de massa 1l de água para o cozimento. NÃO COLOQUE GORDURA NA ÁGUA. “Mas Samara aí o macarrão gruda todo”. Não gruda não! Proporção certa de água pro macarrão e uma mexidinha nele de vez enquando resolve. Se você colocar óleo na água a massa sairá do cozimento oleosa e não vai absorver o molho que você desejar, daí fica aquele prato de massa boiando no molho que sobra molho no prato e falta na massa. Sobre tempo de cozimento, as massas secas vem em sua embalagem seu tempo para ficar ao dente, caso você goste mais molinho deixe um minuto mais, mais que isso vira papinha de neném. Fez massa caseira? A partir de dois minutos de cozimento você já pode partir uma massa com um garfo, se estiver na textura desejada pode tirar! E se lembre sempre que se você for misturar a massa na panela do molho é sempre bom tirar 1 minuto antes do desejado, porque ela vai continuar cozinhando no molho quente. 



Me conta aqui nos comentários quais desses erros você já cometeu e agora não cometera mais! Tem mais alguma coisa que você acha que tá saindo errado na sua cozinha? Manda pra mim que semana que vem posso fazer uma parte dois dessa coluna! 

 

Um beijinho de longe e até semana que vem!

 

#FICAEMCASA

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS