Você sabe como fazer compras em tempos de crise?


Por Samara dos Santos

19/03/2020 09h17 - Atualizado em 17/04/2020 14h39


Olá meu bem, tudo bem?

 

Com essa pandemia rolando, espero que você esteja bem e seguro! Na semana passada abri no meu Instagram uma caixinha de sugestões de temas. Amei todas as sugestões e esses textos virão! Maaaaaaas ... Claramente temos algo mais importante pra falar, né?!

 

Hoje eu vou ensinar para você a melhor forma de fazer uma lista de compras para essa quarentena forçada!

 

Primeiro você precisa pensar em algumas questões antes de ir ao mercado! Pega o seu papel e caneta para começar a anotar.

 

♦ O que você e as pessoas da sua casa comem todos os dias? Café, almoço, lanche e jantar!

 

♦ Quais desses produtos que você anotou tem um prazo de validade curto e precisam ser consumidos logo? Pense que eles não serão comprados em grande quantidade!

 

♦ Você consegue substituir algum alimento perecível por um não perecível? Por exemplo, ao invés de comprar a vagem fresca você pode comprar a ervilha enlatada.

 

♦ Dê preferência para alimentos mais versáteis para a sua rotina. Por exemplo, o arroz fresco de hoje amanhã vira arroz de forno.

 

♦ Use o congelador a seu favor. Vai fazer arroz e feijão? Faz logo o pacote e separa em porções individuais (ou para a quantidade de pessoas que comem diariamente com você) e congele! Alimentos prontos congelados tem validade de três meses, então mesmo que você more sozinho, 1kg de arroz e feijão feitos você consegue comer em três meses.

 

♦ Gosta de salada? Substitua as saladas de folhas por saladas de legumes mornas, assim tem uma validade maior.

 

♦ Não se esqueça dos produtos de limpeza que você precisa como detergente, água sanitária, sabão em pó, amaciante, álcool, bucha, papel toalha...

 

♦ Compre somente o suficiente para que você não precise ir ao mercado todos os dias. O mundo não vai acabar agora. Se você for do grupo de risco, peça para alguém de confiança que faça suas compras.

 

♦ Agora que você já anotou tudo que você acha que são necessários, abre seus armários e anote as quantidades de cada produto.

 

♦ Não sabe calcular o quanto precisa? Vou deixar uma tabela de produtos básicos de alimentação para uma pessoa diariamente lá no meu Instagram! Corre lá pra ver.



Terminou suas compras? Chegou em casa? Papel toalha com álcool para limpar as embalagens que você trouxe para casa! Você não sabe quantas pessoas pegaram nessas embalagens e se alguma delas estava contaminada.

 

Quer fazer seu temperinho durar mais tempo na geladeira? Bate no liquidificador ou processador três cabeças de alho, três cebolas grandes, três colheres de sopa de vinagre, três colheres de sopa de azeite, uma colher de café de sal e um maço de cheiro verde. O sal e o vinagre são conservantes naturais e esse temperinho dura dois meses na geladeira tranquilamente.

 

Guardou tudo e chegou o grande momento de brilhar na cozinha. Comece com o básico. Arroz, feijão (tem receita lá no meu destaque do Instagram sem usar panela de pressão), bife, legumes assados, frango assado... Cansou do básico? Sobrou comida? O arroz, o frango e os legumes, você coloca uma caixinha de creme de leite e um ovo por pessoa, forno no fogo baixo e virou um arroz de forno. Numa frigideira coloca o arroz de ontem, feijão de ontem, carne de ontem, uma couve e farofa de ontem e virou um arroz carreteiro delícia!

 

Use a imaginação! E não saia a toa nessa época.

 

Se cuidem, um beijinho de longe e até semana que vem! ;)

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS