Você sabe o que é Síndrome de Burnout?


Por Geovana Rossetto

18/02/2020 16h35 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



A Síndrome de Burnout se caracteriza por um esgotamento físico e mental de forma intensa, cuja causa está ligada diretamente às questões profissionais.

 

Fatores como a competição entre colegas, os prazos curtos, a pressão e cobranças por resultados, causam desarmonia no ambiente profissional, além de irritação. O excesso de responsabilidades e de atividades, também. Isso acaba afetando negativamente a saúde tanto física, como psíquica dos trabalhadores.

 

Para identificar essa síndrome deve-se considerar essas 3 experiências básicas que envolvem o problema: Exaustão emocional; Despersonalização e Insatisfação Profissional.



Exaustão emocional está ligada ao sentimento de esgotamento, onde o indivíduo sente que não tem mais energia para o seu trabalho, possui falta de motivação por atividades profissionais, sente-se impotente, impaciente e nervoso.

 

Despersonalização é outro aspecto típico da Síndrome e corresponde a um estado mental de distanciamento e de indiferença ao próximo.

 

E por fim, a Insatisfação Profissional, que resulta na falta de confiança nas próprias competências e habilidades e, falta de ambição na carreira. São várias sensações de insatisfação que desfavorece a felicidade e a realização no trabalho.

 

Cada vez mais, a Síndrome de Burnout tem atingindo um número maior de pessoas. Desta forma, fortalecer a Inteligência Emocional e o Autoconhecimento é fundamental para superar esse problema e, o profissional Psicólogo pode contribuir muito neste processo.

 

Fortalecer a motivação, o controle da ansiedade e cuidar da Saúde Mental é fundamental, focando sempre no lado positivo das situações. Para manter o equilíbrio e viver com qualidade, são necessário ajustes contínuos e o comprometimento individual.

Geovana Rossetto

Psicóloga, Pós-Graduada em Psicopatologia pela Unoesc Xanxerê. Está aqui para falar sobre emoções, sentimentos, comportamentos, enfim, sobre diversos assuntos que envolvem Saúde Mental e qualidade de vida.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.