Fraldas ecológicas: muito mais econômicas e saudáveis


Por Sacha Arielle Branco

13/02/2020 16h42 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Fraldas descartáveis levam 450 anos para se decompor (Foto: Pixabay)

Olá, como vocês estão?

 

Hoje vamos conversar sobre FRALDAS. Se você tiver mais de 30 anos provavelmente usou fraldas de pano. Na minha família minha mãe utilizava fraldas de pano, tinha que deixar de molho, lavar, estender, secar e passar.

 

Atualmente a rotina das mulheres, que, geralmente, ainda são as responsáveis pela maioria dos cuidados dos filhos, não permite que seja perdido tanto tempo nesse processo. Afinal sempre estamos correndo contra o tempo, temos que trabalhar, estudar, criar os filhos, cuidar da casa, administrar a vida financeira… Uma infinidade de tarefas que fazem nossos dias precisarem de mais horas para cumprirmos tudo o que precisamos.

 

Essa rotina intensa, com tripla jornada muitas vezes, fez com que as famílias aderissem cada vez mais às fraldas descartáveis. É extremamente mais prática, mais fácil de levar para trocar, então logo pensamos: melhor né?

 

Será mesmo? Você já parou para analisar sobre o quanto é saudável para as crianças? Ficar com essas fraldas bastante tecnológicas, que usam produtos químicos para absorver o xixi e reduzir os odores, pode ser prejudicial à saúde dessas crianças. Estudos apontam que as fraldas descartáveis superaquecem a região genital, principalmente em meninos, o que pode acarretar em infertilidade e outras doenças.

Fraldas modernas de pano são mais práticas que as antigas (Foto: Pixabay)

Além de não ser a opção mais saudável, você já pensou no lixo que é produzido? Estima-se que uma única fralda “descartável” demora em média 450 anos para se decompor. O quão “descartável” é algo que demora tanto tempo para sair do planeta? Vivemos em um ambiente fechado, não temos a possibilidade de mandar lixo para fora da Terra, se fosse possível com certeza faríamos. Uma família em média gasta de cinco a oito fraldas por dia com seus filhos, isso varia de acordo com o número de crianças e os hábitos das famílias, mas ainda assim a média aproximada de uso de fraldas é de 2900 por ano. Isso é muito, mas muito lixo.

 

Temos muitas opções atualmente, você já ouviu falar nas fraldas ecológicas? As “novas” fraldas de pano, são revestidas por uma camada que protege o pano, e possuem um forro absorvente para trocar assim que sujar, você pode optar por usar mais de um pano por vez, dependendo do fluxo. A higienização é bem simples. E além de ser mais saudável para o seu filho e para o planeta, é muito mais econômico, você não vai precisar de muitas fraldas, podendo até usar por mais de uma geração as mesmas fraldas.

 

Algumas mães relatam que para lavar, depois do uso, se foi só xixi, colocam num balde com água. Se for cocô, tira o excesso e depois coloca em um balde com água. Quando o balde estiver cheio, basta colocar na máquina de lavar com uma colher de bicarbonato de sódio e pode lavar normalmente. 

 

E aí, você já pensou nessa economia? E nesse cuidado com o meio ambiente?

 

Pensem sobre isso! Alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário aqui para mim.

 

Fiquem bem e até a próxima!

Sacha Arielle Branco

Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.