Plantas medicinais: você utiliza algumas delas?


Por Sacha Arielle Branco

19/11/2019 09h31 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



(Foto: Pixabay)

Olá pessoal, tudo certo?

 

Hoje vamos resgatar um saber antigo, que nossas mães e avós cismam em passar para as gerações seguintes. O assunto desta coluna é: plantas medicinais.

 

No início das civilizações as mulheres eram responsáveis pelo cuidado da tribo, dentre as tarefas, estava incluso o tratamento das doenças que surgissem. Foi aí que iniciou essa relação íntima das mulheres com as plantas.

 

Infelizmente com a intensificação da produção e do acesso facilitado aos medicamentos industriais, as plantas medicinais foram sendo deixadas de lado, a famosa fitoterapia foi desacreditada. O setor mercantilista tem um papel muito importante, por ter um grande interesse na venda de medicamentos acabou influenciando nessa corrente de descrença sob o saber popular.

(Foto: Pixabay)

Você sabia que no SUS existe uma Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos? Essa Política existe para incentivar o uso das plantas medicinais. Pelo SUS você pode ter acesso a essa política, que inclusive envolve outras terapias alternativas, como acupuntura.

 

Mas por que devemos utilizar fitoterapia? Quais são os benefícios? Ao usarmos plantas medicinais para tratarmos nossas doenças estamos aumentando nossos recursos terapêuticos, valorizamos e resgatamos o saber popular, preservamos a biodiversidade e a cultura, promovemos a educação ambiental e o desenvolvimento social.

 

(Foto: Pixabay)

É claro que não devemos desvalorizar todo saber da medicina tradicional, mas podemos e devemos auxiliar com o uso dessas terapias alternativas. Você já pensou em como os índios tratavam uma dor de cabeça, por exemplo?

 

Por toda essa riqueza que temos, é que precisamos resgatar e, eventualmente, eu vou trazer para vocês um pouco sobre essas plantas medicinais.

 

Nossa primeira planta será a erva-baleeira, você conhece? Utiliza para quê? Conta para mim aqui nos comentários que na próxima coluna eu falarei sobre ela!

 

Até breve, e fiquem bem.

Sacha Arielle Branco

Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.