Natureza é tema de nova coluna assinada por bióloga no Oeste Mais


Por Sacha Arielle Branco

16/10/2019 11h11 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Olá pessoal, tudo certo?

 

Eu sou a Sacha Arielle Branco, tenho 24 anos e sou natural de Ponte Serrada, Oeste catarinense. A partir de hoje, vou trazer um novo assunto para as colunas, falarei sobre temas ambientais. Para iniciarmos essa jornada, contarei brevemente a minha trajetória.

Sacha Arielle Branco tem 24 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante toda a minha formação básica, estudei na Escola de Educação Básica Dom Vital em Ponte Serrada. No ensino médio, cursei o Ensino Médio Inovador (EMI), aonde éramos instigados entre outras coisas a pensar na profissão que escolheríamos e, em paralelo a isso, desenvolvíamos muitas oficinas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Eu sempre gostei do tema, é uma paixão que vem de berço, preservar a natureza, gostar de mexer com a terra e ter curiosidade sobre os processos que acontecem ao nosso redor.

 

Minha mãe sempre desenvolveu projetos para preservar o meio ambiente, seja incentivando construção de cisternas, diminuir o uso de água ou reciclar o lixo, bem trabalho de formiguinha mesmo, que quando soma com o de outras pessoas muda a realidade que nos cerca.

 

Meu pai sempre gostou de passarinhos, os reconhece pelo canto, pelo voo e tem eles como hobby, essa paixão resultou em um blog, um canal no YouTube, uma página no Facebook e um perfil no Instagram, onde ele uniu outra paixão, a fotografia. Nestas redes sociais, ele divulga espécies de animais que ocorrem na região, principalmente no Parque Nacional das Araucárias, que é uma unidade de conservação que pertence aos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada.

Bióloga está pesquisando Bromélias (Foto: Arquivo Pessoal)

Juntando tudo isso, resolvi ser bióloga. Para isso, me mudei para Chapecó, onde cursei Ciências Biológicas. Durante a graduação, trabalhei estudando rãs e sapos, sementes de canela sassafrás, sítios arqueológicos e algas marinhas e também dei aula para muitos alunos em diferentes projetos de extensão universitária (a biologia abrange muitas áreas). No mesmo mês em que me formei, fui morar em Florianópolis, onde trabalhei no Projeto Tamar por um período e agora faço mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Biologia de Fungos, Algas e Plantas. Atualmente pesquiso Bromélias na vegetação próxima ao mar.

 

Estou ansiosa para contar para vocês um pouco mais sobre esses temas que trabalhei até hoje e sobre vários outros assuntos. Espero que sejam assuntos úteis e agradáveis.

 

Fiquem bem e até a próxima!

Sacha Arielle Branco

Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.