Vamos conversar de boca cheia?


Por Samara dos Santos

01/10/2019 13h24 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



               Olá, meu bem! Tudo bem?

 

Eu sou a Samara, tenho 26 anos, fiz faculdade de Gastronomia, sou carioca, me especializei em doces e a mais nova colunista aqui no Oeste Mais. Nesse espaço vamos conversar sobre hábitos alimentares, indústria alimentícia e principalmente comida boa!

 

Você deve estar pensando “nossa, mas você é do Rio de Janeiro, veio fazer o que aqui?”. Pois é! Conheci a região através de uma das minhas melhores amigas, que veio estudar no Rio de Janeiro e me apresentou o Oeste catarinense. Me apaixonei à primeira vista e minha maior vontade atualmente é virar moradora e investir na região. Então pensei, por que não começarmos investindo na troca de conhecimentos?  

 

Nada melhor para começarmos uma relação de sucesso do que ao redor da mesa dividindo uma refeição.  Então já vou começar te contando que minha família é uma bagunça deliciosa de brasilidade. Meu avô materno foi quem me apresentou o interior de Minas Gerais onde ele nasceu e minha bisavó morou até morrer. Visitávamos o sítio em que ela vivia todas as férias possíveis, mas o que me fez apaixonar pela cozinha foi a Solange.

 

Solange era cuidadora do meu avô e cuidava de mim também, eu era criança na época. Ela me mostrou que cozinhar é muito mais do que uma obrigação diária, eu via, amor nos olhos dela, em cada tempero e mexida na panela. Como uma bruxinha boa misturando tudo e fazendo mágica para deixar a gente feliz a cada garfada.

 

Não pense que por esse contato com a cozinha foi fácil entrar nesse mundo. Tentei a faculdade de Direito e Design de Moda antes de finalmente me render à Gastronomia. Não foi a Solange quem me contou dessa minha aptidão, foi uma vizinha muito antiga da minha família. Por acaso trabalhou a vida inteira como cozinheira e professora, quando me viu ajudando a filha dela, minha madrinha de batismo, em uma encomenda de doces soltou como quem não quer nada “você está na profissão errada, você tem é que vir pra cozinha menina!”.

 

Ela estava tão certa disso que cá estou. Querendo dividir o que aprendi nesses anos com vocês. Vamos conversar sobre comida? Então pega seu chimarrão ou seu café e me conta quem foi a sua Solange? Qual o prato mais afetivo da sua família que não pode faltar naquele almoço que todos se reúnem? E pode deixar sugestões e dúvidas sobre a gastronomia brasileira, quem sabe a próxima coluna não seja sobre o assunto que você pediu?

Expo Brasil Chocolate de 2015 onde tive a oportunidade de conhecer Buddy Valastro, mais conhecido como Cake Boss, chef norte-americano (Foto: Arquivo pessoal)

Samara dos Santos

27 anos e carioca. Gastrônoma de formação, mas confeiteira por amor. Trabalhou em vários eventos de confeitaria pelo país e com chefs internacionalmente reconhecidos. Está aqui para falar de gastronomia e alimentação de forma simples e descomplicada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.