Como surgiu o Dia das Mães?

Conheça a mãe que inspirou a data comemorada há mais de 100 anos

12/05/2018 11:08



O Dia das Mães é celebrado oficialmente há 104 anos e teve origem nos Estados Unidos.

 

Desde a Idade Média já existiam rituais em homenagem às mulheres, fertilidade e maternidade, mas somente no início do século XX, por conta de uma mulher que admirava a mãe, a data do Dia das Mães foi definida e, em pouco tempo, adotada em vários países.

 

Ann Marie Reeves Jarvis foi uma ativista social durante a Guerra Civil Americana (12 de abril de 1861 – 13 de maio de 1865). Ela é reconhecida como a mulher que inspirou o Dia das Mães, mas a fundadora oficial da data foi a filha, Anna Marie Jarvis.

Ann Marie Reeves Jarvis, a mulher que inspirou o Dia das Mães

Quando Ann, mãe de Anna Jarvis, faleceu em 1905 no Estado de Virgínia Ocidental, Anna, com algumas amigas, começou uma campanha, inicialmente no núcleo de uma Igreja Metodista da qual fazia parte, para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura materna.

 

“Anos após o término da Guerra Civil, aos 12 anos, Anna se sentiu inspirada em criar o Dia das Mães quando a mãe dela encerrou uma aula da escola dominical com uma prece:

 

‘… que alguém, em algum momento, crie um memorial de dia das mães para o incomparável serviço que elas geram à humanidade em todos os campos da vida. Elas merecem.'”

 

Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, realizasse um culto em homenagem às mães.

 

O acontecimento se tornou famoso a ponto de chamar atenção do governador do estado, William E. Glasscock, que em 1910 definiu 26 de abril como o dia oficial do Estado da Virgínia em homenagem às mães.

 

O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo, até que várias outras regiões passaram a ter um dia de homenagem às mães. O próximo a se inspirar foi o então presidente dos Estados Unidos.

 

“Em 1914 o Congresso finalmente transformou [a data] em lei e o presidente Woodrow Wilson declarou o feriado oficial.

 

‘Esta legislação designa que o segundo domingo de maio seja o Dia das Mães!’

 

(Também coincidiu de ser o domingo mais próximo do aniversário da morte de Ann).”

 

Wilson, orientado por Anna Jarvis, estabeleceu que o Dias das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio.

 

No Brasil, a data foi oficializada durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932.

Do Update or Die


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.