Tornados nos EUA deixam rastro de destruição e matam ao menos 50 pessoas

Levantamentos preliminares indicam que trilha de tornado por ser a mais longa na história dos EUA e a primeira a cruzar quatro estados

Por Redação Oeste Mais

11/12/2021 11h00



Onda de tornados atinge EUA (Fotos: Angela Robinson / Jo Jo Stephens / Donna Doom)

Os sudoeste dos Estados Unidos vem sendo atingido por uma onda de fortes tornados desde a noite desta sexta-feira, dia 10, afetando pelo menos cinco estados do país, segundo informações de veículos americanos de imprensa.

 

Em Kentucky, o governador democrata Andy Beshear afirmou que é provável que ao menos 50 pessoas tenham morrido.

 

"Esse vai ser um dos piores danos provocados por tornados que nós vimos em muito tempo", afirmou ele em uma entrevista à televisão local WLKY na manhã deste sábado, dia 11. Ele declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional do estado para auxiliar no socorro das áreas afetadas.

Colapso em fábrica de velas (Jo Jo Stephens / Donna Doom)

Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Segundo a WLKY, mais de 100 pessoas que estavam no edifício estão sendo resgatadas.

 

No Tennessee, o clima extremo matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal.

 

Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.

Galpão da empresa Amazon foi destruído por passagem de tornado em Edwardsville, Illinois (Foto: Chris Phillips/Maverick Media Group, LLC via Reuters)

Em Illinois, o tornado derrubou boa parte de um armazém de distribuição da Amazon. Neste sábado, a polícia do condado confirmou que a instalação desabou parcialmente. As informações são do jornal "Washington Post".

 

Ainda de acordo com o jornal, o tornado, que atravessou da cidade de Monette, no estado de Arkansas, a Mayfield, uma das cidades mais atingidas no Kentucky, pode ter percorrido mais de 380 quilômetros. Caso tenha permanecido em contato com o solo sem interrupção, será a trilha de tornado mais longa na história dos EUA e a primeira a cruzar quatro estados.

 

De acordo com o site poweroutage.us, mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica na manhã deste sábado, dia 11.

Com informações do g1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.