VÍDEO: Lava de vulcão atinge casas nas Ilhas Canárias

Ilha onde está o vulcão fica a cerca de 4,5 mil quilômetros da costa brasileira

Por Oeste Mais

20/09/2021 10h48



Imagens mostram a lava do vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, Espanha, chegando a várias casas e obrigando a retirada de cerca de 5.000 pessoas dos locais, informaram os responsáveis pela operação nesta segunda-feira, dia 20. A expectativa é que não seja necessário retirar mais gente.

 

A erupção do vulcão é a primeira em 50 anos. A atividade começou no domingo, dia 19. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico. De acordo com o G1, não há o registro de nenhuma morte.

 

"A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos", disse o presidente regional Angel Victor Torres. Cada metro cúbico de lava equivale a mil litros.

 

O vulcão do parque Cumbre Vieja estava sob estrita vigilância há uma semana, devido a uma forte recuperação de sua atividade sísmica. Foram registrados mais de 22 mil tremores na última semana na área de Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Canárias.

Ilha onde está o vulcão fica a cerca de 4,5 mil quilômetros da costa brasileira
Fumaça sobe no vulcão Cumbre Viegja na ilha de La Palma nas Canárias, Espanha (Foto: AP Photo/Jonathan Rodriguez)

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.