Nasa descobre planeta com o tamanho da Terra em zona 'habitável'

Chamado TOI 700 d, o planeta encontrado pelo satélite TESS da agência espacial norte-americana está a 'apenas' 100 anos-luz da Terra

Por Redação Oeste Mais

07/01/2020 16h46 - Atualizado em 17/04/2020 14h39

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira, dia 6, a descoberta de um planeta com condições similares às da Terra, além do Sistema Solar. O corpo celeste foi identificado pelo satélite TESS e está a uma distância intermediária de sua estrela, o que permitiria a presença de água em estado líquido.

Chamado "TOI 700 d", o planeta está relativamente próximo da Terra - a apenas 100 anos-luz – disse o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa durante a conferência de inverno (boreal) da Sociedade Americana de Astronomia, em Honolulu, no Havaí.

"O TESS foi projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e em órbita de estrelas próximas", disse a agência France Presse, Paul Hertz, diretor de astrofísica da Nasa.

Ilustração feita por um artista a partir de dados captados pelo satélite TESS da Nasaa (Foto: Nasa/AFP)

Inicialmente, o satélite classificou a estrela de uma maneira equivocada. Isso fez com que os planetas parecessem maiores e mais quentes do que realmente eram, mas o erro foi identificado por astrônomos amadores.

"Quando corrigimos os parâmetros da estrela, os tamanhos de seus planetas foram reduzidos, e percebemos que a mais externa era do tamanho da Terra e estava na zona habitável", disse Emily Gilbert, estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago.

Com informações do G1