Primeiro Dicionário Jurídico de Libras do Brasil é lançado em SC

Material é fruto de parceria entre a Fundação Catarinense de Educação Especial e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Por Oeste Mais

09/05/2019 09:00 - Atualizado em 09/05/2019 09:03



Dicionário está disponível no site do TJSC (Foto: Reprodução)

Já está disponível no site do Poder Judiciário de Santa Catarina o primeiro Dicionário Jurídico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Brasil. A obra é fruto de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

 

O acesso ao Dicionário ocorre através de uma plataforma on-line no site do TJSC, contendo vídeos com traduções em Libras de termos jurídicos básicos. Ela pode ser acessada neste link ou diretamente no site do TJSC, nos perfis Cidadão, Advogado e Servidor.

 

Desde que a proposta de colaboração entre as duas instituições começou, em agosto de 2015, a FCEE, por meio do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), passou a realizar pesquisas junto à comunidade surda brasileira para a definição e criação dos sinais em Libras que integrariam o dicionário. Dois anos depois, a FCEE oficializou o convênio entre as duas instituições e deu início à produção do dicionário.

 

Os vídeos que compõem o Dicionário foram produzidos e gravados pela equipe do CAS,  entre 2017 e 2019.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.