Municípios do Oeste terão plantão para cadastramento biométrico no sábado

Procedimento é obrigatório em 38 cidades de SC, com eleitor tendo o título cancelado se não realizá-lo

Por Redação Oeste Mais

03/08/2017 07h40 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



No sábado, dia 5, 38 municípios que estão realizando a revisão do eleitorado atenderão em regime de plantão em Santa Catarina. Várias cidades do Oeste fazem parte da lista (veja mais abaixo).

 

A medida visa proporcionar uma alternativa aos eleitores que não podem comparecer ao cartório durante a semana. Nas 38 cidades o cadastramento biométrico é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

 

Para evitar a formação de filas, o atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-SC. No site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina também é possível conferir o endereço dos cartórios eleitorais.

 

Dos 38 municípios, em 32 o atendimento será das 9 às 15 horas. As cidades são Alfredo Wagner, Anchieta, Balneário Camboriú, Bom Retiro, Camboriú, Campo Erê, Coronel Martins, Cunha Porã, Ermo, Galvão, Ibiam, Imaruí, Itajaí, Jupiá, Lajeado Grande, Mafra, Marema, Novo Horizonte, Palmitos, Papanduva, Passos Maia, Pescaria Brava, Pinhalzinho, Pinheiro Preto, Ponte Serrada, Quilombo, Romelândia, Santiago do Sul, São Domingos, Tangará, Turvo e Vargeão.

 

O Cartório Eleitoral de Balneário Piçarras, que abrange também o município de Penha, e o cartório eleitoral de Trombudo Central, que abrange Braço do Trombudo, atenderão das 9 às 13 horas. Já o cartório de Jaraguá do Sul, que abrange também Corupá, estará atendendo das 9 horas ao meio-dia.

 

Documentação

 

Para fazer a biometria, o eleitor deve levar um documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar, no caso de homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio das impressões digitais, que são únicas. A Justiça Eleitoral destaca que o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.