Mais 26 municípios começarão a realizar revisão do eleitorado em SC

Cidades do Oeste estão na lista das que iniciarão cadastro biométrico na próxima segunda-feira

Por Redação Oeste Mais

02/06/2017 09h59 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Eleitores devem procurar Cartório Eleitoral para cadastro biométrico (Foto: Divulgação)

Mais 26 municípios catarinense iniciarão a revisão obrigatória do eleitorado a partir de segunda-feira, dia 5, com cadastro biométrico de eleitores. As cidades são Bom Retiro, Alfredo Wagner, Palmitos, Tangará, Ibiam, Pinheiro Preto, Marema, Lageado Grande, Novo Horizonte, Jupiá, Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão, Campo Erê, São Domingos, Coronel Martins, Galvão, Quilombo, Santiago do Sul, Romelândia, Pinhalzinho, Ermo, Turvo, Mafra, Anchieta e Cunha Porã. Os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral de cada município para a realização do procedimento.

 

O processo de revisão do eleitorado já estava acontecendo em 14 municípios catarinenses e é realizado para confirmar os eleitores que têm efetivamente vínculo com o município. Para o procedimento é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar — para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

 

Dos 295 municípios catarinenses, 255 já estão cadastrando biometricamente os eleitores, ainda que de forma ordinária. O objetivo é que em 2017 todos os municípios de Santa Catarina passem a colher as digitais dos eleitores.

 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.