Ponte Serrada teve 30 transformadores e 65 postes atingidos por tornado

Celesc contou com 110 profissionais para restabelecer energia na região

Por Oeste Mais

24/04/2015 14:02 - Atualizado em 25/10/2015 14:01



Uma grande força-tarefa formada por 110 profissionais, entre técnicos, eletricistas, engenheiros e assessores, atuou na recomposição do sistema elétrico da Celesc, atingido pelo tornado que afetou Xanxerê e Ponte Serrada na última segunda-feira.

Com a força dos ventos, 15 estruturas de média e alta tensão, pertencentes a cinco linhas de transmissão, foram derrubadas no entorno de Xanxerê, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica para 29 cidades atendidas pela Celesc.

Na região de Ponte Serrada, foram atingidos 30 transformadores e 65 postes, com 15 totalmente destruídos. O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, diz que os danos só não foram maiores no município porque boa parte da rede já estava desligada no momento em que o fenômeno atingiu Ponte Serrada, devido ao ocorrido em Xanxerê.

Gradativamente o fornecimento foi sendo restabelecido desde a noite de segunda-feira, com 97,5% do sistema normalizado 26 horas depois do tornado. Participaram do esforço conjunto equipes oriundas das Agências Regionais Celesc de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Blumenau, Lages e Florianópolis, com o apoio de profissionais de empresas contratadas (ECE e Eletrowatt) e Eletrosul: “É preciso registrar o empenho de todos nessa empreitada solidária e agradecer ainda a grande ajuda de outros parceiros, como Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, prefeituras e da própria imprensa”, enfatiza Siewert.

Após a catástrofe, 159 mil unidades consumidoras da Celesc ficaram sem energia nos municípios de Ipuaçú, Guatambú, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista, Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina, Vargeão, Faxinal dos Guedes, Peritiba, Seara, Arabutã, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Itá, Arvoredo e Paial. Os serviços de distribuição de energia na cidade de Xanxerê são prestados, conforme concessão federal, pela Iguaçu Energia.



COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.