Papagaios-de-peito-roxo embelezam corredor da Prefeitura de Passos Maia

Série de fotos traz informações sobre o projeto de preservação da espécie no Parque Nacional das Araucárias

Por Oeste Mais

18/07/2014 12:53 - Atualizado em 25/10/2015 14:01



A beleza do papagaio-de-peito-roxo está cada vez mais presente em Passos Maia. Depois de ganhar o céu, com o projeto de reintrodução da espécie no Parque Nacional das Araucárias (PNA), a ave virou símbolo e vem ilustrando com frequência outros cenários.


Há poucos meses a administração municipal estampou nos ônibus do transporte escolar um banner sobre a ação. Agora o trabalho desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre está no corredor do prédio da Prefeitura. A exposição fotográfica traz imagens e informações sobre os papagaios.


Dezoito quadros formam um painel na entrada da Prefeitura. Foco do primeiro e único projeto de soltura de aves em uma área de conservação no Brasil, o papagaio-de-peito-roxo pode assim ser conhecido melhor pelo público, que além das belas imagens, tem informações sobre o trabalho de preservação.


A iniciativa da administração municipal é mais um passo para ampliar a consciência da população para o cuidado da espécie, reintroduzida no PNA em 2011, quando houve a soltura dos primeiros 13 papagaios. A segunda aconteceu em setembro de 2012, com mais 30 aves habitando o céu e a vegetação da região.


A colaboração dos moradores é vital para o sucesso do projeto, que também envolve a comunidade em programas de educação ambiental nas escolas. Uma atividade para a geração de trabalho e renda às mulheres do município ainda faz parte das ações, com a criação de peças de artesanato ligadas à imagem dos papagaios.






COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.