Município de Xaxim avalia prejuízos e estuda decretar situação de emergência após vendaval

Forte temporal ocorreu na noite desta segunda-feira e atingiu as cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Cunha Porã, Palmitos e Saudades

Por Oeste Mais

02/10/2018 13:55 - Atualizado em 03/10/2018 09:49



Coordenadora da Defesa Civil apresentou o relatório dos danos registrados até o momento (Foto: Divulgação)

Na manhã desta terça-feira, dia 2, o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort e o vice, Adriano Bortolanza, convocaram diversas autoridades para tratar sobre o vendaval que atingiu o município na noite desta segunda-feira, dia 1º.

 

 

Na oportunidade, a coordenadora municipal de Defesa Civil, Eliane de Marco, apresentou o relatório dos danos registrados até o momento e repassou as ações realizadas durante a noite de segunda-feira e o planejamento de ações desta terça-feira.

 

“Nos primeiros minutos após o evento, iniciamos a resposta aos moradores que foram afetados. Entregamos em torno de três mil metros de lona para os moradores das 100 residências atingidas. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos realizou, ainda durante a noite, a desobstrução das ruas e, agora pela manhã, realiza a limpeza das vias e dos acessos do interior do município. Nossa orientação é que os munícipes não subam nos telhados neste momento, pois há muito risco de queda. Vamos continuar o levantamento dos prejuízos econômicos e, atendendo em conjunto com a Assistência Social os munícipes que necessitam de auxílio para a reconstrução”, frisou.

 

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Luciano Peri, pontuou que o município de Xaxim foi muito resiliente e deu a resposta imediata com a distribuição de lonas para as pessoas que foram afetadas. “Tivemos um vendaval com rajadas intensas de vento e chuva forte concentrada, o que ocasionou estes danos no município. Entre os municípios da região que foram afetados pelo temporal, Xaxim foi o mais atingido. Vamos contabilizar os danos e avaliar a possível decretação de situação de emergência”, disse.

 

O prefeito Lírio Dagort agradeceu ao trabalho das equipes municipais e do Estado. “Felizmente, não tivemos nenhum registro de pessoas feridas, foram danos materiais registrados em bairros, centro e em comunidades do nosso interior. Com nossas equipes da Defesa Civil, Assistência Social, infraestrutura, bombeiros e administração, estão trabalhando para a melhor resposta que nosso munícipe afetado necessita neste momento. Agradeço a todos que estão atuando de forma intensa desde a noite de ontem e vamos continuar com os trabalhos nesta tarde. Vamos finalizar os levantamentos e avaliar a possibilidade de decretarmos situação de emergência em Xaxim”, finalizou.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.