Jovem surda participa da seletiva para Rainha da Expo Femi

Edição 2018 é a primeira da história do evento a receber uma candidata com deficiência auditiva

Por Oeste Mais

07/08/2017 13:59 - Atualizado em 07/08/2017 14:02



Daniela participou da primeira fase junto com outras 36 meninas (Foto: Divulgação)

A seletiva para Rainha da Expo Femi 2018 teve pela primeira vez na história uma candidata com deficiência auditiva. Danieli Chaiane Rodrigues estava entre as 37 inscritas que participaram da primeira etapa do concurso, ocorrida no dia 29 de julho, em Xanxerê.

 

Apesar de não conseguir se classificar entre as 14 candidatas que passaram para a fase seguinte, Daniela entrou para a história da Festa Estadual do Milho, ao ser a primeira jovem surda a se inscrever no concurso e aceitar ser recepcionista do evento.

 

Aos 26 anos, ela cursa duas faculdades, de Educação Especial e Língua Libras. Está no quarto período e é estagiária em uma creche no Bairro Vista Alegre. Natural de São Lourenço do Oeste, ela está em Xanxerê há pouco mais de quatro anos.

Interprete Sonimara Silva auxilia jovem para se comunicar (Foto: Divulgação)

Através de sua interprete, Danieli conta que sempre teve interesse em participar da Expo Femi. “Tive o apoio da minha família, dos amigos, dos interpretes e me inscrevi para mostrar que o surdo pode interagir com a comunidade”, relata.

 

Nas edições anteriores, ela acompanhava e notou que as candidatas eram todas ouvintes. “Pensei, só tem ouvinte e porque eu não posso participar? Não é porque sou surda, que não posso, sou capaz. No desfile fiquei muito nervosa, as meninas me olhando, os jurados também, me deu vontade de fechar os olhos”, lembra.

 

Danieli agora aguarda o chamamento da Comissão de Recepção para participar do treinamento junto às demais recepcionistas da Expo Femi 2018.

Danieli não se classificou mas será recepcionista da Expo Femi 2018 (Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.